A revolução dos bichos - George Orwell


O livro A Revolução dos Bichos nunca me chamou atenção. Pelo menos até o mês passado. Por ser um livro fininho e eu atribuía a ele uma conotação meio infantil. Até que me deparei com a importância do autor George Orwell na história da literatura britânica e resolvi dar uma chance ao livro.

Devido ao tempo que me faltava, demorei mais de 1 mês para lê-lo, mas é possível finalizar a leitura em menos de 1 semana. Sério!

Se trata de uma sátira ao período comunista proposto pela Rússia na época de Stalin. A história conta como os porcos se uniram aos outros animais da fazenda para retirar da liderança da fazenda o humano Jones. Eles acreditavam que poderiam criar uma comunidade sadia, justa, equilibrada, utópica na fazenda onde moravam. Fizeram, então, uma revolução e colocaram o plano em andamento. No entanto, um dos porcos se deixou levar pela cobiça ao poder e acabou instalando uma ditadura, obviamente cheia de traições e corrupção. 

A minha opinião sobre o livro mudou drasticamente. De infantil ele passou a ser leitura obrigatória, principalmente, para os jovens que não haviam nascido na época da ditadura aqui no Brasil, e que vez ou outra fazem textão no Facebook defendendo a ditadura militar. 

Apesar da obra ter sido publicada em 1945, o tema é atemporal. Basta ir até a livraria mais próxima para encontrar livros publicados relatando a ditadura ocorrendo nos dias de hoje. Ex: Para Poder Viver que já tem resenha aqui no blog, clica AQUI pra ler. 

Me conta nos comentários se você já leu A Revolução dos Bichos =)

0 comentários:

Deixe seu comentário