O que eu quero para 2017?


Apesar do título indicar que o assunto aqui é 2017, tenho que começar falando um pouquinho sobre como foi o meu ano de 2016:

* A primeira metade foi "normal".

E pra mim o normal era: eu totalmente sobrecarregada, atrasada, frustrada, pensando que era assim mesmo que tinha que ser e que estava tudo bem com essa rotina. 

* A segunda metade foi uma montanha russa de emoções.

Parei de trabalhar (o lugar que eu trabalhava foi vendido e os novos donos demoraram muito pra reabrir o negócio). No início eu ficaria em casa de forma provisória, mas depois o tempo foi passando e nada de retomar a rotina. Daí minha ansiedade foi aumentando de um jeito que eu comecei a ter compulsão alimentar. Até falei sobre isso nesse vídeo aqui.

Esse ócio que simplesmente foi acontecendo sem eu ter consciência direito foi me fazendo pensar no que eu tava vivendo. Me fez questionar vários pontos da minha existência e valorizar outros que antes eu não me atentava. Nesse vídeo aqui eu até mostrei um pouco das mudanças que começaram a acontecer no ano que se iniciou. 

Apesar de fazer terapia há dois anos eu não estava conseguindo me controlar como deveria. O fato de o futuro ser um grande breu na minha frente me angustiava de um jeito que eu nunca tinha experienciado. Eu tinha o dia todo "livre" para fazer o que eu quisesse, mas a noite chegava e eu não sabia dizer o que eu tinha conseguido produzir. As vezes eu nem conseguia cozinhar e acabava pedindo comida fora, o que fez eu e o meu marido gastarmos mais do que o planejado e ainda comi coisas que não eram indicadas na minha dieta. 

Eu me perguntava sempre: O que eu tô fazendo de produtivo? Dava pra ter assistido a vários episódios de Gilmor Girls, dava pra ter gravado vários vídeos para o Canal, eu poderia ter cozinhado, caminhado com a Mocinha, enfim. Mas a única coisa que realmente acontecia era o dia ter passado sem eu ter consciência do tempo. Eu estava enlouquecendo!

Até que num determinado momento eu percebi que não dava mais pra continuar assim! Eu precisava mudar o rumo que minha vida tava tomando. Decidi, ainda bem, colocar minhas expectativas bem próximas de zero e recomeçar. O livro O poder do agora me ajudou bastante a ter forças para me concentrar apenas no AGORA. Afinal, quando se pensa muito no futuro a ansiedade corrói sua mente. E quando se pensa muito no passado é a angústia que tinha a vez. E o livro A mágica da arrumação também me ajudou a desapegar de coisas que simplesmente não me davam alegria e só ocupavam espaços que eu precisava lá em casa. 

Acho que essa foi a melhor decisão que eu já tomei na minha vida. Simplesmente não esperar nada de nenhuma situação e não esperar nada de ninguém. Eu parei de me preocupar com o meu retorno ao trabalho e, adivinhem, no dia seguinte me ligaram dizendo que teria uma reunião e que a abertura da concessionária seria na semana seguinte. Ou seja, finalmente eu teria um emprego e uma rotina de novo. 

Foi muito bom eu ter passado por esse "hiato". Agora eu valorizo muito as pequenas coisas. Decidi passar menos tempo no computador e passar mais tempo comigo mesma. As vezes eu estava em casa de corpo, mas a minha mente estava vivendo a vida de outras pessoas enquanto assistia coisas que eu não poderia ter, pelo menos não poderia agora. 

Eu voltei a usar a minha agenda. É como se eu tivesse me achado em meio ao caos. Amo agendas!

Quero finalizar esse texto gigante dizendo a 2017 que eu não espero nada dele, que ele pode me trazer os desafios, as bênçãos e conquistas que tem reservado pra mim. Mas eu não espero nada deste ano por que eu quero apenas SER em 2017.

1 comentários:

  1. Super me identifiquei com este post, comigo também aconteceu um grande transtorno em 2016, morava sozinha, trabalhava e tinha trancado a faculdade mais fazendo de tudo para poder voltar, do nada perdi o emprego e tive que voltar a morar com meus pais, até o dia de hoje não consegui emprego por conta da crise toda a cidade esta afetada e cada dia que se passa alguém perde o emprego, vivo em uma rotina que quando menos vejo o dia já se passou e acabei não fazendo nada e todas as noites penso em coisas que deveria fazer, mais sempre acabo não fazendo. Adorei seu canal e seu blog e bem hoje tomei a iniciativa de estudar sozinha em casa, quero voltar para a faculdade e para isso irei estudar para poder ganhar uma bolsa. Obrigada pelo post me ajudou a motivar ainda mais <3
    Beijos Linda e sucesso para vc smp!

    ResponderExcluir