De volta aos sonhos ~ Bruna Vieira


Essa resenha estava programada no calendário editorial do blog para o final do mês de Abril. Eu esperava conseguir terminar essa leitura apenas no dia 30. Mas a história foi tão agradável que eu já terminei de ler há 4 dias atrás. O livro é o segundo da trilogia Meu Primeiro Blog, da blogueira e autora Bruna Vieira


Certa vez eu ouvi alguém dizendo: "Não tenho vontade de ler os livros dela por que acho que são muito teenager". Realmente eles não se enquadram em leituras de nível mais adulto, mas não deixam a desejar nem um pouquinho no sentido de prender o leitor; na presença de levar a história em altos e baixos que é o que faz um livro ser interessante (na minha opinião) e eu não precisei voltar alguns anos na minha cabeça pra curtir de verdade a história da Anita. O primeiro livro também amei bastante.



Ainda acrescento que a Bruna me surpreendeu muito. Foi extremamente claro que ela se dedicou demais a esse livro, se esforçou pra fazer um bom trabalho e conseguiu! Tem até uma música que ela mesmo compôs pra fazer parte da história (vídeo abaixo). Não é todo autor que deposita tanto zelo em uma obra como ela fez nesse livro. 


Apesar do livro tratar de um romance/ficção, já que a personagem principal viaja no tempo, eu não deixei de sentir que a história se passava na nossa realidade. Como no The Walking Dead, onde existem zumbis, mas você assiste com o sentimento de realidade, e não apenas ficção. 


Na história, a Anita começa no presente, indo a París encontrar o Henrique, seu melhor amigo, do qual ela se apaixonou. Lembram que no livro anterior ela descobre que ele sempre foi apaixonado por ela, mas nunca tinha revelado, e ela nunca tinha percebido? E por causa das viagens no tempo, ela tomou alguma decisão que fez o Henrique e ela não se "conhecerem" mais no presente. Por isso ela encara essa viagem à França uma nova chance de "reconquista-lo" e viver esse amor. 

Ela coloca muito detalhe na narrativa, que é em primeira pessoa. Parece que você está lá em París também. Isso enriquece a história, certo? Mais um acerto pra Bruna. Ela faz o mesmo quando leva os personagens até Nova York. Eu que ainda não conheço os Estados Unidos fiquei com vontade de conhecer e explorar. E é por isso que a capa frontal tem a ilustração de París, e a contra final tem a imagem de Nova York. 


Lá no meio do livro é que fui realmente entender por que o livro se chama De Volta Aos Sonhos. Ela toma uma decisão lá no passado, com 15 anos, que muda completamente a sua vida profissional. Ela simplesmente coloca em primeiro lugar o que realmente ama fazer, passando a não se preocupar tanto com o lado emocional. Então, ela decide ser o que sempre sonhou ser. Adorei esse detalhe também. 


Esse marcador lindo veio em uma agenda. Eu sempre uso ela pra marcar a página dos livros que estou lendo no momento. Não é linda?


A maneira que a Bruna escreve é tão envolvente, eu me identifico muito. Acho que reconheceria um texto dela em qualquer lugar. Mesmo quando não é algo auto-biográfico. No livro tem várias partes que dá pra sublinhar ou anotar em alguma agenda pra ler tempos depois. Muita coisa que ensina a gente de alguma maneira. 

Acho que é isso. Se eu for falar mais acabarei fazendo spoiler e isso não é o que eu quero, haha. Você também já leu esse livro? O que achou? 

2 comentários:

  1. Eu terminei o primeiro livro com aquela sensação, ''Necessito do segundo'' Acho que ela está arrasando como escritora e tem gente que fala mesmo que os livros são muito teens mas não entendem que esse é o público alvo dela :/ Realmente tem muita dedicação envolvida e já quero muito ler ^^
    Seu blog é muito lindo, adorei o layout tão lindo e leve, parabéns, seguindo :)

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato, o público alvo dela é esse. Mesmo assim, não achei exclusivamente voltado para eles. Achei bem versátil a forma que ela escreveu. =) Amei saber que gostou do meu blog. Também estou seguindo o seu, que também é lindo ♥

      Excluir