Calendário Editorial do Blog e Canal


Vocês já devem ter ouvido falar por aí que blog e youtube se estabeleceram como uma mídia, certo? Isso quer dizer que dá pra fazer dele um trabalho remunerado, do qual se ganha dinheiro através ferramentas de marketing e divulgação, como os anúncios das marcas, por exemplo. Apesar desse trabalho ser possível de se conquistar, ainda não considero o canal e blog o meu trabalho. 

A minha fonte de renda é outra. Trabalho 44 horas semanais na área administrativa de um grupo de concessionárias. Vocês não imaginam como é complicado conseguir administrar tudo isso junto. O meu trabalho remunerado é minha prioridade, obviamente. Mas o blog e canal são um hobby, uma paixão que eu não tenho intenção de abandonar, mas que eu quero fazer dar certo um dia. A forma que eu encontrei de conseguir dar conta de tudo ao mesmo tempo é organização e planejamento.

O primeiro passo de todos foi perceber que eu não conseguiria criar várias postagens por dia, como o blog Depois Dos Quinze, por exemplo, que já teve vários dias com 5 publicações. Além existir colaboradores responsáveis por criar conteúdo junto com a Bruna, a própria Bruna se dedicava integralmente ao blog (antes dos livros serem escritos e publicados). Por isso, entendi que 1 post por dia é o máximo que eu conseguiria fazer sem atrapalhar ou interferir nas outras áreas da minha vida que eu também tenho que cuidar. Ou seja, de segunda a sexta feira vai ter um post novo pra conferir. Quanto ao canal, 1 vídeo por semana é o máximo que consigo finalizar. Pra mim, é bem mais rápido fazer 5 posts do que preparar roteiro, organizar cenário, me arrumar, gravar, editar e publicar um vídeo pra vocês! 

Tenho aplicativo, agendas, bloco de notas do celular e algumas outras formas fazer tudo acontecer. Mas isso é assunto pra outro post. Em relação ao blog e ao canal o que está dando muito certo atualmente é conseguir seguir essa rotina: Todo o conteúdo do blog é produzido / criado no final de semana. Depois de cada post pronto eu programo ele pra ser publicado durante a semana pra vocês. E a noite eu divulgo o que foi publicado no dia nas redes sociais. 

Todo começo de mês eu avalio e decido o que será postado em cada dia. Faço isso no excel, como na planilha que está lá no topo do post (apaguei os dias seguintes pra não ter spoilers). Então tem tudo que será feito no mês. Não preciso ficar pensando e correr o risco de ter bloqueio criativo, por que já está tudo lá. Basta executar. No começo eu me assustei quando vi que tinha mais conteúdo do que os dias do mês, sobrando ideias para o mês seguinte. Isso com certeza absoluta não aconteceria se eu não parasse um pouco e pensasse em tudo. Eu ia ficar perdida e deixaria dias em branco, sem post nenhum.

Bom, por enquanto é isso. Se você tem blog também, me conta como consegue administrar tudo aqui embaixo nos comentários, viu? Beijos! Até mais!

4 comentários:

  1. Gostei da forma que se organiza.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está funcionando até o momento. Beijo!

      Excluir
  2. Que bom que dá certo para você, eu tenho a minha, mas preciso organizar melhor!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use e abuse dos aplicativos, ou aloka dos apps. Me ajudam até a lembrar de beber água.

      Excluir