5 passos para melhorar sua auto-estima

fonte: via

Me responda uma coisa: Como anda sua auto-estima?

Infelizmente, a maioria das pessoas que conheço tem ou já teve algum problema relacionado a auto-estima. O que está acontecendo com o mundo de hoje, gente? Inclusive, eu me incluo nesta "estatística", e já falei sobre isso neste post, lembram? Até hoje ainda temho problemas como insegurança. Mas, já estou melhorando. 

Uma coisa que aprendi é que nós somos os únicos responsáveis por melhorar nossa auto-estima. Ela vem de dentro pra fora, do nosso pensamento. E não de fora pra dentro. Ninguém pode fazer isso por nós! E, pra eu melhorar essa questão em mim, estou usando algumas táticas que estão fazendo diferença na minha vida. 

♥ Pare de se comparar. Foque em você!

Quem nunca ouviu a mãe dizendo: Você não é como seu irmão (ou primo, vizinho, colega, etc.). Cada um é cada um, não é mesmo? Por mais que eu tenha alguns defeitos dos quais a minha irmã, por exemplo, não tem, eu também sei que sou ótima em coisas que ela não é. Todo mundo é especial por um motivo (diferente). Não podemos criar crenças negativas por causa de afirmações comparativas, vindas de ninguém, principalmente na infância. Portanto, esqueça os rótulos, seja você! Foque em você!

♥ Siga em frente e não se estresse com pequenas coisas

Sabe aqueles defeitos que existem em você? É gordinha ou magrela? Tem espinhas ou qualquer outra características que considera ruim? Então... se você tentar olhar ao seu redor, ela pode não parecer nada quando comparamos com alguém que esteja passando uma barra pior que a nossa. Tudo depende de: por onde olhamos? 

♥ Se ame! Você é um presente! O mundo não seria o mesmo sem você.

Você se conhece? Eu sei que você vai responder sim na primeira vez, mas pense bem! Você se conhece de verdade? Reconhece seus defeitos e qualidades? Quanta coisa você faz sem gostar, ou quantas você amaria fazer e vive adiando? Você é a primeira pessoa que deve amar você mesmo acima de qualquer coisa. 

♥ Seja positivo e veja o lado bom em todas as coisas. 

Nós temos, infelizmente, o costume de fixar na nossa memória as coisas ruins. Lamentamos demais por coisas que na verdade seriam esquecidas, caso fizéssemos o contrário: Valorizássemos as pequenas coisas boas que nós temos. Existe uma frase clichê que diz: Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho. Essa frase diz tudo! Devamos ser gratos por aquilo que já alcançamos. As outras coisas que ainda não temos, ainda podemos correr atrás. E mesmo que algo não tenha dado certo, devemos olhar o que conseguimos aprender com o que passamos. Com certeza tem alguma lição que podemos levar para a vida. Mas pra isso devemos olhar o lado bom de todas as coisas.

♥ Faça o que você ama. A vida é muito curta para perder tempo. 

Já teve impressão de que o tempo passou mais rápido do que deveria? Comigo eu sinto que ontem eu tinha 15 anos e agora tenho uma década há mais. A tendência é ele acelerar ainda mais! Pense que você vai piscar os olhos e ter 50, 60, 70 anos. E aí? O tempo não volta. Então não perca tempo, faça o que você ama, o que te faz sentir bem. 

4 comentários:

  1. Valiosas dicas.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! O mundo, principalmente as mulheres que vivem se comparando com as outras, eu sou um pouco insegura, estou em processo de me aceitar, tipo sou magrinha e nas fotos me achava horrível.
    Agora eu olho para o espelho e me aceito, estou em fase de aceitação, perceber os meus pontos fortes e dizer a mim mesma que me orgulho de mim, coisa que não falaria e está ótimo se descobrir, passar por isso!
    O tempo passa mesmo, parece que ontem eu era uma adolescente, e achava que demoraria para chegar a idade que tenho, que nada! É hora de fazer o que gosta e se aventurar!

    Universo Prático Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está dando um grande passo. Eu me acho gordinha e me incomodo um pouco com isso! Se ame do jeito que é, o resto vem naturalmente. Beijos Sabrina!

      Excluir