Como definir o nicho do seu blog

Quando escolhemos fazer um blog, um dos primeiros dilemas a se pensar é: Sobre o que vou escrever? Qual será o assunto tratado nos posts? O que eu tenho mais facilidade de escrever, e o que eu gosto mais de pesquisar? Essas e outras perguntas te levam a decidir o nicho do seu blog. O nicho é mais ou menos a categoria de assuntos que será publicado no blog. Existe nicho por exemplo, de moda, decoração, crõnicas, nailarts, nicho literário, e o nicho lifestyle (etc.). Esse último nada mais é do que um blog pessoal, ou seja, os assuntos giram em torno do blogueiro, das suas vivências, experiências e etc.

Eu demorei bastante para entender que falar sobre as coisas que eu gosto e vivo era um nicho. Antes eu só pensava que eu não tinha foco e ponto final. Mas apesar de saber que eu me encaixo em um tipo de nicho,  meu blog continua falando sobre variedades, porém, dentro daquilo que faz meu estilo. Eu não sou expert nesse tipo de assunto, mas foi mais ou menos isso que entendi.


Blog de nicho ou blog de variedades


Caso você queira escolher um dos dois tipos acima pra desenvolver o seu blog, saiba que ambos tem suas vantagens e desvantagens.


Vantagens e desvantagens


Blog de nicho


Segundo o site xCake:


... nos blogs de nicho existem mais durabilidade, foco, público especializado, autoridade e publicidade direcionada ...

Dentro desse aspecto, um blog de variedades tem tanto assunto pra publicar que as vezes fica até meio em dúvida sobre o que falar. Isso já aconteceu comigo. E isso é grave, por que muitas vezes acabamos não publicando nada.


Blog de variedades


Como são muitas as possibilidades a serem abordadas, se você tiver organização, dá pra falar deixar muitos posts prontos programados. Ou muitos assuntos interminados nos assuntos. E quando bater a falta de inspiração, basta abrir o rascunho. Muito mais fácil deixar o blog atualizado desse jeito, não é?


No meu blog


No meu caso, eu gosto de falar sobre tantos assuntos que achei impossível escolher só um pra falar exclusivamente aqui no Além de Mim. Como eu poderia falar só de livros e deixar de lado a fotografia, música, moda, e outros mil temas que amo tanto escrever? Eu adoro essa liberdade de poder escolher o assunto do próximo post. Isso me motiva a não desistir nunca de blogar, por que acaba sendo um hobby e não um trabalho pra mim.

No final das contas, nós blogueiras é que sabemos quanto é complicado e demorado deixar um post pronto para publicação, então, por que não seguir seu coração para decidir se vai ser um blog de variedades ou focar em um tema específico?

0 comentários:

Deixe seu comentário