Toxoplasmose e Cirurgia a laser nos olhos ~ Indecisão

Acho que já falei sobre isso em algum vídeo. Mas não abordei esse assunto aqui em forma de post. Tenho lesões em grande parte da minha retina, causada por uma toxoplasmose congênita diagnosticada como gripe (!). Os médicos dizem que é um milagre eu conseguir enxergar, por que, pela quantidade de lesões, e por não ter havido (está certo "ter havido") tratamento naquela época (25 springs behind) eu poderia não ver nadinha de nada atualmente.


Nasci vendo as coisas de um jeito que, pra mim, era o jeito que todo mundo enxergava. Eu sabia do problema na visão, mas criança não se atenta a "detalhes". Pra mim eu era "normal". Daí a perspectiva de cura era zero. Cheguei a ouvir de um médico que eu não veria em vida a cura pras lesões na retina.

Com 9 anos eu tive miopia e astigmatismo. Já comecei usando óculos com 1.5 graus (olho direito) e 3 graus (olho esquerdo). Era mais ou menos isso. Minha mãe conta que a primeira vez que coloquei os óculos fiquei chocada com o mundo que enxerguei. Eu via as folhas nas árvores balançando, e antes era só um monte de enbaçado verde em movimento. Desde então eu só tiro meus óculos para tomar banho e dormir. Mas confesso que já entrei no chuveiro com eles :) E olha que o grau não corrige 100% a visão, pois as lesões da retina ainda estão lá.

Em junho eu descobri que a criança desenvolve a visão até 2 anos de idade. Se eu tivesse apresentado miopia antes dos 2 eu não enxergaria nunca mais, pois o meu cérebro não teria aprendido a enxergar. Mesmo que houvesse transplantes para a retina, eu não veria nada. Mas, por milagre (mais um) eu só tive miopia aos 9.

Atualmente, uso 5 graus no olho direito e 7 no esquerdo. Há um ano, mais ou menos, meu grau está estável. Com esse grau, já posso usar o plano de saúde para fazer aquela cirurgia a laser e deixar de usar óculos. Eis que aí está a grande dúvida: Fazer ou Não Fazer?

O processo cirúrgico é bem simples e rápido. Parece que com 30 minutos é possível fazer nos dois olhos. E a recuperação também é bem rápida. Porém, isso só vai me tirar os óculos, ou seja, as lesões continuarão lá (espero que, bem quietinhas, sem recidiva, como aconteceu comigo aos 11 anos). Para as lesões, há uma esperança. Uma especialista em retina da Capital do meu Estado disse que estão sendo feitos testes nas retinas dos porcos, usando células tronco. Me parece (não sou médica nem cientista pra falar com propriedade) que ao tentar transplantar a retina em animais, havia muita rejeição do organismo em relação ao "material" transplantado. Daí agora eles estão tentando colocar uma parte perfeita do tecido, junto do tecido que tem que ser regenerado, porém, no próprio animal. Como um enxerto, acho, porém, com células tronco agindo. É meio simples a explicação, mas eu sei que é bem mais complexo do que isso. Isso faz com que não haja rejeição no tratamento.


Segundo a revista Veja, em 10 anos pode haver cura para minha retina. Eu terei 35 anos e isso é muito bom. Lembram que eu provavelmente nem veria cura? Então, 35 anos ainda estarei jovem!! Terei muito tempo de qualidade pela frente.

Pensando nisso tudo que eu falei, que deu quase um livro (sou exagerada), passarei por duas cirurgias. 1) a do laser e 2) das lesões. Toda cirurgia tem seus riscos. Até mesmo as mais simples. É como pensar: Viajar de avião é perigoso? Sim, se o avião cair todos morrem, mas o índice de queda é totalmente baixo. Mesmo assim, temos que considera-lo certo?  Do mesmo jeito é a cirurgia a laser. Ela pode ser um sucesso, ou pode dar alguma coisinha errada. E qualquer problema, por menor que seja, é muito risco pra mim que vejo 40% no olho direito e 20% no olho esquerdo.

Eu comecei a escrever esse post há alguns dias atrás. Estava meio indecisa. Mas agora, acho que não vou arriscar. Meu médico disse que, por eu ter estrabismo, tirar os óculos não é esteticamente positivo. Ele disfarça bem o estrabismo que eu tenho. Então, vou continuar com os óculos. Acostumem-se vocês a me ver lá no Canal usando eles. Certo? Rs.

Alguém aí já fez esse tipo de cirurgia? Me conta como foi nos comentários! 

Beijinho e até o próximo post.

1 comentários:

  1. Ola tudo bem? Como faço para entrar em contato com vc é saber mais sobre a cirurgia? Estou passando esse processo de decidir se faço ou não é também tenho toxoplasmose congênita. Bjos

    ResponderExcluir