Lentes: 50mm x 18-55mm




Canon T3i

Em Fevereiro deste ano eu investi (uma pequena fortuna) na Canon Eos Rebel T3i. É uma semi-profissional da marca. Eu a escolhi por que era pequena e leve, trocava lentes e ainda tinha o visor retrátil (era possível eu me assistir quando estava gravando vídeos para o Canal do Blog no Youtube). É uma ótima câmera. Comprei no Mercado Livre. Chegou direitinho, gente. Aliás, pra quem tem medo de comprar nesse site, eu posso fazer um post com dicas de compras que funcionam pra mim e nunca me fizeram arrepender de nada que comprei com eles.


Olha quem está querendo participar do post também. =)

Lente 18-55mm



No kit, veio também uma bolsa básica, um tripé não confiável (comprei outro tripé depois) e a lente 18-55mm. A lente é muito boa. Bem versátil. Atende a necessidade, principalmente, de quem tá começando. Não é uma lente fixa, ou seja, permite aproximar o "zoom" e fechar o foco no que está sendo fotografado. Além disso, é uma lente bem aberta, ou seja, não precisa se afastar tanto para fotografar, por exemplo, uma mesa de aniversário com convidados atrás do bolo. Ela abrange um espaço consideravelmente grande. Bem amplo mesmo.

As fotos desse post e deste post foram feitas com a lente 18-55 mm.

Lente 50mm

Quando comecei a fazer os primeiros cliques com minha câmera, eu ficava reparando que as fotos tinham ótima qualidade, porém, deixava um pouco a desejar no quesito "desfoque do fundo". Sabe quando o fundo fica embaçado e o ponto que você quer realmente mostrar fica bem nítido? Acho esse efeito lindo. Já tentei fazer ele em editores de imagens, mas a verdade é que só uma lente (não só a de 50mm) consegue o resultado de um jeito "perfeito". Decidi, portanto, comprar a lente de 50mm.


Primeiras impressões:

A primeira diferença que notei em relação a 18-55 foi o peso e o material de fabricação. A "cinquentinha" é bem mais leve, e o material parece plástico (ressalto que existem 3 lentes 50mm da Canon, e a que eu comprei foi a mais barata delas = R$ 350.00 aproximadamente). Depois eu percebi que ela demora ou tem mais dificuldade para fazer o foco. Minha cachorrinha é preta, então é normal a câmera demorar a focar ela, mas a lente de 50mm demora ainda mais ou as vezes não consegue fazer automaticamente, e eu tenho que focar manualmente. Pode isso, Arnaldo? Depois que me acostumei com essas diferenças, eu relaxei e encontrei a felicidade. Rs... Literalmente! As fotos tiradas com a lente cinquentinha ficam com o desfoque perfeito.


As fotos deste post e deste post foram feitas com a minha lente de 50 mm.


Qual escolher?


Quando eu estava pesquisando para comprar a câmera, eu até cogitei a possibilidade de comprar o corpo da T3i com a lente de 50mm. Não fiz por que ficava mais cara do que eu poderia pagar (sou quebrada, gente). Mas hoje que tenho as duas, eu acho que fiz a escolha certa comprando o kit com lente 18-55, pela versatilidade e possibilidades de fotos que essa lente ela atende. Pra quem é iniciante é sem dúvida a melhor opção de lente na minha opinião.

Como eu gravo bastante vídeos, é melhor gravar com a 18-55 pela abertura que ela tem. Quando gravo no meu quarto com a 50mm a imagem fica bem fechada no meu rosto, ou seja, tenho que colocar a lente mais longe possível de mim para ficar com enquadramento legal. O ruim de colocar longe é que o áudio fica mais baixo e o fundo não fica tão desfocado quanto eu gostaria por que a distancia entre eu e o fundo é menor do que a distancia entre a câmera e eu. É meio confuso, mas eu pretendo fazer posts sobre fotografia pra explicar melhor como funciona esse cálculo.

As fotos com a lente de 50 mm saem perfeitas, mas a lente é ideal para ambientes específicos. Caso você tenha vontade de usar só a cinquentinha o tempo todo, você vai acabar perdendo qualidade, seja pelo ângulo, ou outro motivo que a 18-55 atenderia perfeitamente.

*-*-*-*-*-*-*-

Bom, é isso. Espero ter ajudado de alguma maneira.

Até o prósimo post!

xoxo

0 comentários:

Deixe seu comentário