Dicas para fotografar bebês ~ como obter um bom resultado final


Dicas para fotografar bebês:

No ultimo domingo saí de casa bem cedo (7:00 a.m.) para fotografar o filho de uma colega de trabalho. Como eu ainda não tinha feito fotos lá, aproveitei e cheguei meia hora mais cedo pra ir ajustando as configuracões da câmera, ver ângulos interessantes e tudo mais. Apesar de nunca ter feito fotos de bebês (como trabalho) precisei pensar em alguns detalhes que, depois, fizeram total diferença para o resultado final.


Fotografar bebês com luz natural


Nenhuma luz é tão "eficiente" quanto a luz natural/luz do sol. Todo mundo fala isso, mas eu explico de um jeito diferente a razão por também pensar assim: No caso de bebês que ainda não andam (ou não param sentados ainda, como o Mateus de 6 meses) precisamos deixar a velocidade do obturador bem alta, por que eles, geralmente, se mexem muito e se deixarmos a velocidade baixa, com certeza a foto sairá borrada. A luz natural, que é bem forte, nos possibilita manter a foto clarinha mesmo com a alta velocidade.



Leve pessoas para te ajudar


Claro que mais cabecas pensam melhor do que uma, mas nesse caso, as pessoas são importantes para 1) segurar o bebê durante os cliques 2) fazer gracinhas para que ele sorria 3) para segurar a luz (caso você esteja usando uma) e etc...



Goste de crianças


Um dia eu li em algum lugar que antes de gostar de fotografia, é preciso gostar de criancas para fotografar bebês / crianças. Isso inclui ter muita, mas muita, paciência. Fotografando o Mateus eu compreendi que isso é a mais pura verdade. Se eu não gostasse de crianças, o trabalho seria extremamente cansativo, estressante, entediante e muitas outras coisas ruins. Mas como eu gosto, eu mal vejo o tempo passar.




Pense na composição

Planejar o cenário, figurino, acessórios e outros detalhes é muito mais importante do que simplesmente ter uma câmera profissional ou clicar muitas poses. As vezes é interessante criar um tema a ser reproduzido nas fotos, como: cowboy, princesa, pula-pula e docinhos de acordo com a vontade do cliente. Usar a imaginação e organizar tudo antes do dia do ensaio é primordial, facilita sua vida.

Nem sempre é necessário investir muito dinheiro na hora de montar esse ~tema~. Um pirulito colorido que custa R$ 0.25 pode deixar a foto mais divertida. As alianças dos pais no dedão do pé do bebê mostra sentimento na foto. E assim por diante. Basta se inspirar, use o Pinterest para isso, ou o We Heart It (#dica)




Por hoje é isso. Espero que vocês tenham gostado das fotos e das dicas de como fotografar bebês. Esta foi a experiência que eu tive, tomara que ajude de alguma forma.

Beijinho!

4 comentários:

  1. GENTE, QUE BEBE MAIS FOFO, que fotogênico *-* muito apaixonada

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :) Adorei a foto do bebe rs, que coisa mais linda!!
    Parabéns novamente guria :) )

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada!! *----*
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. […] crianças é mesmo delicado. Até já falei sobre isso neste post. A criança tem o tempo dela e temos que aceitar isso e ponto. Se insistimos a foto não sai […]

    ResponderExcluir
  4. […] fotos desse post e deste post foram feitas com a lente 18-55 […]

    ResponderExcluir