Fotografia: Reflexões de uma aspirante a fotógrafa

Todos nós já sabemos que aprendemos com os nossos erros. Isso é fato. Na fotografia não é diferente. Ver a imagem no visor da câmera, e ver depois na tela do computador é bem diferente. É nessa hora que conseguimos ver falhas, borrões, e outras coisas do tipo, e que na câmera não dá pra perceber a primeiro momento. Erros além da qualidade da foto também podem acontecer, e é sobre isso que vim falar no post de hoje. Baseando na experiência que tenho até agora, vou fazer algumas observações que podem ajudar vocês que também gostam de fotografar:

  • NUNCA ADIE O MOMENTO PARA FOTOGRAFAR:

Esse tópico apareceu aqui, principalmente, por que essa semana uma amiga estava grávida, e estávamos tentando encaixar uma data na agenda para fazer umas fotos dela com barrigão (acho tão lindo). Aí, o baby dela é tão apressadinho que resolver aparecer antes da hora e nasceu de 8 meses. Perdi o momento, e só vou ter de novo se um dia ela ficar novamente grávida, mesmo assim, nunca mais poderei ter fotos dela grávida do primeiro filho. Snif!

  • NUNCA CONFIE QUE A BATERIA VAI SER SUFICIENTE:


Se você ainda não tem uma bateria extra, certifique-se de manter ela carregada na véspera do evento que for fotografar! Parece clichê, mas infelizmente isso é um erro frequente. Veja também o cartão de memória no dia anterior, caso tenha alguma fotografia, descarregue as fotos e deixe o vazio.


  • NÃO É A CÂMERA QUE GARANTE UMA BOA FOTO:

Ontem, eu e meu pai estávamos fotografando minha irmã que estava se formando. Ele tinha na mão uma NIKON D90 (lente 18-105mm) e eu tinha uma CANON T3i (lente 18-55mm). Apesar de ainda estar começando neste meio, penso que a Nikon era melhor do que a minha Canon. Mas nenhuma foto que meu pai fez ficou boa (minto, tiveram bem poucas). Mas o que quero que entendam é que você precisa saber o que está fazendo, afinal, fotos no automático tendem mais a dar errado do que certo. Tem uma DSLR não garante boas fotos. O significado de boas fotos é tão amplo, é muito mais do que ter uma câmera cara (esse assunto daria um post legal)


  • ESTUDE MUITO!

Para se tornar um grande fotógrafo, nada é mais importante do que dedicação e muito estudo. Mesmo já tendo uma boa noção sobre o assunto, continue estudando, pois vai haver coisas que você não sabia até então, não importa quanto tempo tenha pesquisado e lido a respeito. Não conte com a sorte e aposte nas fotos do modo automático, eu já usei ele algumas vezes e sempre me arrependi depois. Se você ainda não tem uma DSLR ainda, dá pra praticar através do site camerasim.com. Além disso, existem milhares de tutoriais na internet que dão dicas ótimas.


  • CONHEÇA SEU EQUIPAMENTO

Você só conseguirá criar uma identidade para seu trabalho se conhecer sua câmera. E pra isso acontecer, pratique muito! Fotografe por brincadeira, sem compromisso, fotografe coisas bobas, bizarras, sem importância. Você vai descobrir mais sobre você mesmo quando faz isso.

2 comentários:

  1. Sempre falo isso: A Câmera não te faz um fotógrafo! Adorei suas dicas =D
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Visitei seu blog e amei seu layout =) Volte sempre Clay!

    ResponderExcluir