Como sobreviver ao calor

Foto


Atualmente, milhares de blogs e sites estão abordando o assunto "alta temperatura". No verão brasileiro é quase insuportável existir sem ar condicionado ou ventilador. Como pode isso? Mas hoje eu encontrei um artigo diferente sobre dicas para sobreviver a esse calor. Olha só: 

VENTILADOR DO AVESSO: 
Se a temperatura da rua estiver mais fresca que a do seu ambiente (especialmente à noite), coloque o ventilador na janela de um jeito diferente: apontando para fora. A Física vai ajudar: jogar o ar quente do quarto para fora é mais rápido e eficaz do que jogar o ar fresco da rua para dentro. Depois de reduzir a temperatura, aponte-o como preferir.

SPRAY DE JARDINAGEM NA GELADEIRA:
Deixe sempre na geladeira um borrifador (tem na seção de jardinagem do seu hipermercado favorito) cheio de água pura. Quando precisar se refrescar rapidamente, borrife (sem encharcar!) um pouco da água, sempre começando pelos pés ou pelos pulsos (para aproveitar um efeito positivo da circulação sanguínea). A temperatura da água tem efeito óbvio, mas o efeito da evaporação também refresca, e é por isso que é importante não encharcar.

VENTILADOR DE MESA:
Quando é necessário usar o computador no calor, apontar um mini-ventilador para o seu rosto ajuda a interromper logo o desconforto do suor. É barato, fácil de encontrar, e basta plugar e já estará funcionando. É possível encontrar também um ventilador elétrico de mesa de baixo consumo que serve para a mesma aplicação, embora gere um pouco mais de vento. Mas lembre-se: o ventilador sozinho não reduz a temperatura ambiente, só tem efeito sobre a sensação térmica, já que movimenta o ar que está em contato com a sua pele.

TOALHA MOLHADA AJUDA A DORMIR
Funciona há milênios: separe duas toalhas grandes. Uma delas deve estar seca, e a outra você deve molhar e depois torcer bem (pode centrifugar na máquina de lavar, mas não a seque) para que não fique encharcada. A toalha seca é colocada na cama como se fosse uma colcha, e com a toalha úmida você se cobre. Enquanto a umidade estiver evaporando, a sua sensação térmica será melhor do que a do ambiente. Quando ela secar, é só remover, mas aí você já terá conseguido o mais difícil, que é fazer o sono surgir numa noite quente demais.

2 comentários:

  1. Adoreeeei as dicas! Coisas simples que eu nunca tinha pensado (tipo o spray na geladeira).
    Hoje mesmo estava pensando no quanto detesto o calor hahaha Ótimo post!

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, foi a mesma coisa que eu pensei =)
      Obrigada por visitar. Beijos.

      Excluir