Resenha: Quem é você, Alasca? - John Green

Foto


Bom, hoje eu vou fazer uma resenha um pouco difícil de ser feita. Vou falar sobre o livro "Quem é você, Alasca?" do John Green. Quem já leu? Pra falar a verdade, não foi um livro que eu colocaria nos meus favoritos, apesar de todos os elogios que eu já havia lido sobre ele. Talvez até seja isso que tenha "estragado" minha leitura. Criei muitas expectativas, e com isso me desapontei por que achei ele meio previsível.

Certa vez o noivo falou que os livro do Jô Soares eram todos brilhantes, porém todos meio iguais. E com o John Green eu tive essa mesma impressão. Quando li "A culpa é das estrelas" eu me emocionei tanto, quase sequei todas as minhas lágrimas. E agora com este livro eu também tinha tudo pra chorar litros, por que ele é realmente um bom livro, porém, achei ele previsível por ser meio parecido com "A culpa é das Estrelas".

Não é que a história seja parecida. Não. O parecido mesmo foi o jeito do autor escrever. O desfecho e as etapas que a história passa. E também o humor irônico que existe nas duas obras (e isso eu simplesmente amo). Assim como o primeiro livro que li, este não oferece apenas uma leitura de lágrimas, mas de risos também. Eu já ri muito em várias partes da história.

Agora vamos a história?

O livro fala sobre Miles Halter (chamado também de Gordo), garoto magro, sem amigos, sem garota e que é fascinado em últimas palavras das pessoas mais importantes da história (essa última característica também pertence ao autor). Ele decide sair de casa pra estudar na Culver Creek a procura do "Grande Talvez". 

Na escola ele faz amigos. Seu colega de quarto Chip Martin (Coronel) simplesmente não gosta dos garotos ricos que vão para suas mansões todos os fins de semana. Ele também conhece Takumi, um garoto oriental, e Lara da Romênia, com quem se relaciona por um dia aproximadamente.

Conhece também Alasca (sim, é o nome de uma menina). Ela é a garota mais legal do colégio, sexy, espontânea (até demais), inteligente, e que adora planejar trotes. O Gordo simplesmente se apaixona por Alasca, mas ele sabe que este é um amor complicado por que ela tem (e ama) um namorado, o Jake. Alasca também bebe muito e fuma tanto quanto. Gordo, inclusive, aprendeu a fumar e a beber na escola, com seus amigos.

Durante as aulas, nós leitores também aprendemos algumas coisas sobre a vida, sobre a dor, sobre como podemos lidar com as dificuldades que passamos. E como descobrimos como sair desse labirinto. Além disso o protagonista aborda a importância do perdão ~ a nós mesmos e aos outros.

Quem é você, Alasca? é um livro que valha a pena ler, mas acho que você gostará muito mais se este for o primeiro livro do autor que você vai ler. Além disso, mesmo tendo lido o livro inteirinho, não consegui realmente saber quem era a Alasca. 

0 comentários:

Deixe seu comentário