Por que eu sempre acho que o livro é melhor que o filme

Foto


Bom, hoje eu posso dizer que sou uma leitora. Mesmo com a falta de tempo (trabalho, namoro / noivado, casamento, família, vida social), consegui ler 8 livros este ano, até o momento. Acho que consigo 9, pois estou na metade de "Quem é você Alasca?". Pra você pode ser pouco, mas estou feliz com o resultado.
Minha paixão pela leitura começou aos poucos na verdade. Um dia meu pai falou: "Por que você não lê um livro?", eu devia ter uns 7 anos ou 8. Eu falei: "Um livro inteirinho?". Era surreal ler tantas páginas pra mim. Aí ele me explicou que eu não precisava ler tudo de uma só vez. Podia ler um capítulo por dia, por exemplo. 

Depois dessa conversa, comecei a ler alguns livros da Coleção Vaga-Lume (quem lembra?). Mas era sempre uma leitura lenta. Até que eu li Meu pé de laranja lima, e alguns meses depois li Harry Potter. Esses dois livros me fizeram realmente entrar na história e me sentir como o personagem principal. Eu comecei a imaginar, no caso de Harry Potter, se eu pudesse ter uma varinha, qual feitiço eu faria primeiro?, ou qual eu teria dificuldade de executar?. 

Tá, mas vamos voltar ao assunto do título: Por que eu sempre acho que o livro é melhor do que o fimle? Eu já vi tantos filmes que foram baseados em história de livros. E essa frase mesmo já explica que: O filme não é um longa exatamente igual ao livro. Ele é apenas uma adaptação. E por isso, sempre vai ter algo diferente da história original. Coisas que são cortadas, coisas que são inseridas, coisas que são alteradas. Nossa, são tantas coisas...

Mas nenhuma dessas coisas são o motivo principal de eu preferir o livro. Eu prefiro livro por que eu o leio imaginando tudo na minha cabeça: Personagens, lugares, expressões, tudo! E o diretor imagina tudo isso na cabeça DELE. É a interpretação Dele! Cada um tem uma interpretação diferente. E ela nem sempre é igual a minha. E isso me causa uma certa frustração. É como se isso fosse um jogo onde eu entendo: O diretor não acertou nisso (por que fez diferente do que eu imaginei). 

As vezes isso é ruim, e as vezes legal. Ruim por que vai modificar a história montada por mim. E legal por que eu posso me surpreender de forma positiva, afinal, ele estudou e se preparou para adaptar livros também. 

E eu deixo a pergunta: o que você prefere? O filme ou o livro?

6 comentários:

  1. Adorei o texto flor, eu também quando criança com uns 7 a 9 anos também não gostava muito de ler, eu comecei a ler revistas ( Capricho, todateen, atrevida) aí depois fui passando para os livros de poucas páginas e hoje o que vier estou lendo rsrs. Acho muito importante a leitura, te ajuda a ler melhor a falar melhor. E eu concordo que os livros são melhores que os filmes, eu tenho pra mim que por melhor que seja a equipe de filmagem, os roteiristas, diretores eles nunca irão conseguir passar pra uma tela de cinema a sensação de imaginar cada cena de cada capítulo do livro, de se sentir parte do livro. Você pode até ter um sentimento parecido pelo filme, mais não é igual.

    beijoos flor, blog lindo! Sucesso!

    FB
    www.chuuvasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.

      Obrigada por tudo Lays! Bjs.

      Excluir
  2. Oie

    adoro Harry Potter, apesar do livro explicar mais cada detalhe, o filme é emocionante
    igual ao hobbit outro filme que eu amooo

    fb
    http://kaarenribeiro0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Acho que um dos livros que me emocionou muito foi o Enigma do Príncipe, mas o filme não me tocou tanto.

      Excluir
  3. Concordo com você! eu sou louca por livros, e dois deles tinha o filme e os vejo. O livro "anjos e Demônios" tem um final diferente do que o filme, eles cortam muitas coisas sim, eu também fico imaginando as reações das pessoas, como é a situação, é bem isso...
    Atualmente estou lendo o livro: "Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos". Amei o filme e estou amando ler o livro, não faz muito tempo que comprei, já estou acabando, muito bom! FB

    www.universopraticofeminino.blogspot.com.br / em breve será: universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, estou querendo muito ler essa série, eu estou acompanhando a série em vídeo. E estou gostando muito. Vou procurar na biblioteca pública por que o preço que é meio salgado. Beijos, Sa.

      Excluir