A relação que tenho com o meu dinheiro

Imagem: via


Vc que trabalha com registro na CTPS certamente receberá em novembro a primeira parcela do décimo terceiro salário. E eu te pergunto: Vc já sabe o que fazer com ele? Bom, depois de ler um pouquinho sobre esse assunto, resolvi vir aqui pra abordar esse tema, que apesar de parecer simples, é, na verdade, bem complicado.

Eu sempre fui uma pessoa que mantinha o salário quase todo comprometido com dívidas parceladas. Infelizmente essa era a realidade. Eu sei que muitas mulheres também agem dessa forma. Eu não conseguia mudar. Sabia sobre os prejuízos que eu tinha por pagar juros não comprando a vista. Passava o fim do mês sempre apertada, entre outras coisas. 

Então apareceu a oportunidade de comprarmos a casa, e resultado: Eu não tinha nenhum dinheiro. Por sorte, os tramites legais + a construção do imóvel me deu um tempo de quitar as coisas que eu devia, e guardar um pouquinho. O valor foi menor do que o que meu noivo conseguiu mas fiquei feliz pois foi a primeira vez na vida que consegui poupar. Isso aconteceu graças a prioridade que dei na compra da casa. 

Antes de dar a entrada, eu olhei na minha conta, e vi que nunca tinha conseguido juntar aquela quantia. Pensei: Se eu não tivesse comprando casa, eu poderia comprar aquela câmera que eu tanto tenho vontade, ou fazer aquela viagem que eu sempre sonhei, ou ainda dar entrada no meu carro. Vi como é bom ter o salário livre e algum dinheiro acumulado. Dessa forma aprendi a guardar dinheiro. E hoje, meu décimo terceiro está livre pra eu fazer "o que eu quiser"

O que eu quiser é exagero. Por que temos que colocar armários planejados, cortinas, e mandar fazer um móvel de madeira pra colocar na sala, além de mobilhar o restante da casa que ainda falta (fora os preparativos do casamento em si). Mas só de pensar que tudo isso não está longe da nossa realidade, isso me deixa muito feliz. 

Hoje eu não vou dizer que não compro mais nada parcelado. Mas diminuiu 90% em relação a antes. Afinal, pobre não consegue sair das parcelas. Mas priorizo comprar a vista. E se eu precisar de um prazo, só parcelo em 1 vez pra acabar de pagar logo. 

Os especialistas em economia dizem que se deve guardar 30% (no mínimo) do Décimo Terceiro. E se vc está endividado, utilize o que sobrar pra pagar dívidas em atraso e fazer as compras no fim do ano à vista. Afinal, não adianta nada pagar um pouco das dívidas antigas e fazer novas. Utilize seu dinheiro de forma saudável. Com planejamento é possível equilibrar as despesas e gastar com alguns mimos durante o mês. 

*-*-*-*-*
Toda semana o Além de Mim compartilha um blog legal e que precisa de divulgação. Se você também quer participar, saiba o que fazer clicando AQUI


0 comentários:

Deixe seu comentário