Qual o maior segredo da fotografia?


Muita gente me pede pra dar dicas de fotos, de Photoshop, fazer tutoriais e coisas assim… Eu me acho péssima ensinando. É que eu me confundo toda e sempre acho que complico mais que facilito. Mas resolvi tentar… Até porque também acredito que quem ensina aprende muito :) 
Deixo claro que eu não sou expert em Photoshop. Ao contrário do que muita gente pensa, não sei muita coisa, mas sei o básico que, na minha opinião, já ajuda muuuito. Vou tentar ensinar o que eu puder e também vou tentar aprender o que eu não souber, assim vira uma ajuda mútua! Mas vou precisar da participação de vocês, né, só peço paciênciaaa! Haha
O maior segredo de todos
Um e-mail que eu recebi da Ju Amaral vem a calhar hoje. Ela me perguntou: “Por que a imaginação é mais importante que o conhecimento?”. A frase é atribuída a Einstein e eu sempre sempre uso, há anos, e sei que é super clichê e super conhecida, mas pra mim é um lema para qualquer criação.
Muita gente empaca nas coisas porque não tem material ou porque não sabe utilizar os materiais que tem. Só que você não precisa de muita coisa além de sua vontade e de sua imaginação pra fazer o que você deseja. Isso vale pra arte, pra fotografia, pra tudo.
É com a criatividade que a gente pode contornar a falta de técnica, e eu aposto que muita gente faz isso sem nem perceber. Na cozinha, por exemplo, quantas e quantas pessoas criam uma receita sem ter idéia do que está fazendo? Só seguindo a vontade, só seguindo o instinto. E por que a gente não traz isso pra tudo na vida?
Na hora de uma foto, se você não sabe mexer com iluminação de verdade, por que você não joga um lençol ali, puxa um espelho aqui e faz qualquer gambiarra pra conseguir o resultado com métodos alternativos?
Na vida se vira melhor quem tem mais capacidade de improvisação. E isso está longe de ser conhecimento, é uma questão de imaginação.
Tem um monte de gente que sabe tudo sobre as coisas e não se destaca porque não tem diferencial. É óbvio que a técnica é importante quando você decide crescer em alguma área, mas eu realmente creio que ela sozinha não vai fazer os milagres que poderia fazer se você mantivesse em ação seu “lado B”.
Eu não sei praticamente nada sobre foco, abertura de lente, sobre tempo de exposição e todas essas coisas que envolvem a técnica fotográfica. Quero aprender agora, mas eu sempre me virei e sei que isso não é o obstáculo que tanta gente pensa que é.
Ao invés de pensar: “Como será que ela/ele faz isso?”, pense “Como eu posso fazer isso?”. É isso que eu quero que todo mundo que tá disposto a aprender tenha em mente. As ferramentas que você tem e as que você vai adquirindo, podem ser usadas de diversas formas, só basta você sair do lugar comum. Pense diferente, ouse, inove, quebre regras, tente, improvise… Eu tenho certeza que você vai conseguir muito mais :)

Quem escreveu: A Jornalista e blogueira baiana Emi. Acesse o blog dela clicando AQUI.

0 comentários:

Deixe seu comentário