Existe idade certa pra casar?

A pergunta que vocês leram lá no título veio a tona quando eu ouvi algumas as pessoas me perguntarem "JÁ?" quando eu contava dos meus projetos de casamento para este ano. Na verdade não foram muitas pessoas, mas o fato é que hoje os 30 anos são os mesmos 20 de antigamente. 

A vida a dois está, cada vez mais, sendo adiada ou substituída pela vida só. Morar sozinho é o que está rolando hoje. E não, eu não sou contra quem morou / mora / morará sozinho. Essa, inclusive, já foi uma das minhas vontades. Acho ainda mais corajoso quando se sai de casa pra morar em outra cidade ou país. 

Se você chegou agora por aqui, não deve saber, mas ano passado tive oportunidade de sair do Brasil e passar um mês na Europa. Conto isso por que vi uma grande diferença na percepção das pessoas em relação a idade. Aqui eu sou maior de idade, totalmente responsável pelos meus atos, e pago integralmente qualquer ingresso ou entrada para shows e eventos. Mas lá eu ainda era considerava jovem e pagava metade até na passagem de ônibus / metrô. Com 23 anos (hoje 24) eu ainda era uma "banbina" como disse certa vez a minha prima. E isso, acredite, tem seu lado negativo. Muitos casos existem por lá de gente que demorou muito pra se casar e quando resolveu ter filhos já era tarde. 

Mas como saber se está cedo ou tarde pra dar esse grande e difícil passo na vida? Eu ainda não me casei, mas posso dizer que estou cada vez mais ansiosa e empolgada pra que chegue logo o grande dia. Não me iludo achando que vão ser só rosas, pelo contrário. Sei que a convivência a dois tem que ser cuidada com bastante carinho pra permanecer saudável durante bastante tempo. Mas, pra mim, o grande segredo é quando você se imagina juntinho da pessoa que escolheu para compartilhar o futuro e sente uma emoção agradável, o coração se acalma, sente uma leveza de espírito, como se existisse um consentimento espiritual nessa escolha. Acho que quando isso acontece, significa que já é hora de casar. Ou ainda quando você sente que sua felicidade vai estar mais completa compartilhando tudo, bênçãos e dificuldades, com o seu parceiro. E isso é possível sentir com 18, 22, 30, 50 anos, enfim, não há uma idade certa... A hora certa é aquela que você sente que será feliz e ponto final.

Paralelo a isso, existe também a grande preocupação de estar pronto financeiramente para essa decisão. Claro que pensar nisso é importante, mas na minha opinião, as coisas podem ser bem mais gostosas quando conquistadas a dois. É como se os dois olhassem juntos na mesma direção, com cita o grande "poeta" Renato Russo. Além disso, se formos esperar termos um carro, uma pós, uma viagem dos sonhos, trocar de carro, uma mansão, outra viagem e tantas outras coisas pra se casar, acredito que nunca vai existir casamento, pois nunca estamos totalmente satisfeitos, sempre queremos mais e mais. Também não vale a pena sair da casa dos pais pra se casar com pensamento de querer liberdade. É um erro. O casamento não vai curar problemas com os pais, ele apenas vai te completar como pessoa. Se você busca liberdade, então more sozinho.

Sei que falar agora pode parecer fácil, mas me esforçarei bastante para fazer o meu melhor e receber também o melhor que a vida VAI me oferecer nessa etapa que estarei vivendo. Ninguém sabe do futuro, mas minha vontade é me casar para toda a vida, até ter bisnetinhos nos fazendo uma visita.

0 comentários:

Deixe seu comentário