Resenha: O Pequeno Príncipe.

Como é que eu fui demorar tanto tempo pra ler de verdade essa história? Eu conhecia ela só por cima, mas agora, com a idade que eu tenho é que fui ver o quanto ela é especial. O livro é de uma fofura extrema, e por outro lado de um aprendizado sem tamanho. É considerado por alguns, um livro infantil. Mas pra mim, ele foi feito pra nós mesmo, gente grande. Gente que se esquece das coisas que realmente valem a pena nessa vida.


O livro fala sobre um piloto que nunca entendeu, de fato, a cabeça dos adultos, mas que teve que adaptar a esse mundo. Certo dia o avião dele deu uma pane no deserto, ele teve que fazer um pouso de emergência. Apesar de toda a dificuldade para conserta-lo e a falta de água, ele teve a oportunidade de conhecer um pequeno homenzinho, que dizia ter vindo de outro planeta, do qual se referiu como "Pequeno Príncipe". E é aí que a gente se surpreende. A sabedoria que ele tem é inacreditável, bem como a pureza de sua alma.

Alguns dos trechos que mais gostei foram:

É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade se baseia na razão. Se ordenares a teu povo que ele se lance ao mar, todos se rebelarão. 
Cativar significa criar laços. Tu não és ainda nada para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Será para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo. Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas. 
Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

É um livro bem fácil de se ler. Tem apenas 93 páginas. As letras são demasiadas grandes e ele é cheio de ilustrações do próprio autor. Foi escrito por Antoine de Saint-Exupery e publicado pela Editora Nova Fronteira. 

























Se você ainda não tem o hábito de ler e gostaria de começar a ler, eu indico este livro.
E vocês já leram "O Pequeno Príncipe"?
O que acharam?

Um beijão, não esqueça de seguir o blog no twitter @tatilahingred e Instagram @blogalemdemim e ficar por dentro das novidades em primeira mão.


1 comentários:

  1. Eu tenho esse livro :)
    AMO!!
    Adorei o post.
    Beijos, http://ohaurea.wordpress.com/

    ResponderExcluir