Dicas para aprender inglês sozinho e grátis



Não adianta negar que o Brasil foi totalmente invadido pela cultura americana. A todo instante nos deparamos com o idioma inglês, seja em filmes, músicas, nomes de pessoas, fast foods (comida industrializada), manuais de produtos variados, e até no tubo de shampoo (e também na palavra) tem a tradução em inglês da descrição do produto e modo de usar. Por isso é muito importante aprender a falar e entender inglês nos dias de hoje.

Eu estudei inglês por dois anos em uma escola de idiomas. Claro que ainda tenho muito que aprender. E tenho muita vontade de concluir o curso, mas, infelizmente, não poderei fazer isso este ano. O que fazer neste caso? A solução que eu encontrei foi estudar inglês sozinha, em casa mesmo, e de graça. Lógico que não terei o apoio de um professor preparado, mas, as dicas que encontrei podem ajudar vocês também. Querem saber como?

♥ Ouvir músicas em inglês - Eu monto uma playlist com as músicas que eu mais gosto para não parecer uma obrigação, e sim uma diversão. E acompanho a letra em inglês, junto com a tradução. O site Cifraclub tem uma vasta lista de músicas e traduções para consultar. Basta digitar em "Busca" o "nome da música + tradução". A banta The Beatles é a mais usada no mundo por pessoas que querem aprender o idioma ouvindo músicas.

♥ Assistir filmes e séries sem dublagem - Eu acompanho as minhas séries favoritas em inglês. Ainda preciso da legenda, mas com o passar do tempo percebi que as vezes eu não leio a legenda por que já entendi o que a pessoa disse em inglês mesmo. Isso faz a gente acostumar a ouvir o idioma e familiarizar com ele. As séries também podem nos ensinar expressões e gírias que você não aprende na escola.

♥ Use e abuse da internet - Graças a liberdade proporcionada pela internet podemos ter web aulas de inglês gratuitamente. Como é o caso do Canal "Agora eu falo inglês". Mas tenho certeza que se fizerem uma pesquisa mais aprofundada, descobrirão vários outros canais ou sites que poderão te ajudar. Ainda em relação a internet, evite o tradutor online, seja ele qual for. No início ele te ajudará muito, mas prefira um dicionário que te dará sinônimo das palavras. 

♥ Aplicativo para celular - Eu baixei um aplicativo que ensina o idioma de uma forma bastante interativa (por mais que seja só você e o celular, achei bem interativo). O nome dele é Babbel , lá é possível aprender outros idiomas como espanhol, inglês e acabei de descobrir que  também pode ser acessado online (caso não tenha celular com android). Esse aplicativo ensina o inglês britânico, que é mais fácil de entender na minha opinião.

Agora, vou passar algumas dicas para você que já faz/fez esses passos citados acima, ou que já tem um aprendizado básico:

♥ Pense em inglês. Não tente traduzir ao pé da letra. Não há tradução exata. O que é falado em português equivale a algo em inglês e vice e versa.

♥ Leia muito. Pode ser até quadrinhos. Ou pode ser aquele livro que você já leu e amou, compre ele em inglês. Quero fazer isso com "O pequeno príncipe".

♥ Nunca deixe uma palavra passar batido. Se não tem como você consultar naquele momento, anote num pedaço de papel ou no bloco de notas do celular. Depois pesquise o que significa. Quanto mais informação, melhor.

♥ Converse sozinho em inglês. Parece louco mas funciona bem. Pode ser pequenas coisas como: "I am hungry" ou "I need to study". Com o tempo você vai expandindo seu vocabulário.

♥ Além de conversar sozinho, converse com outras pessoas que falem inglês. Pode ser um amigo, ou alguém na internet. No meu caso, eu falo com meu noivo. Pratique, pois a prática sempre nos leva a perfeição.

♥ Tenha paciência, ninguém se torna fluente do dia pra noite.

♥ Não tenha medo ou vergonha de falar. É natural sua pronuncia não ser perfeita no início.

Então, é isso!
Desculpe pelo post ter ficado grande :D
Espero ter ajudado. Espero que tenham gostado!
Deixe nos comentários se tiver qualquer dúvida ou sugestão.
Beijos pra todos (as)


0 comentários:

Deixe seu comentário