Planilha para fazer seu planejamento financeiro - disponível para download


Bom dia Meninas! Hoje, pra começar a semana em ordem, eu resolvi criar uma planilha com números fictícios para ajudar vocês a economizar ou se organizar financeiramente. É uma planilha sem nenhum segredo, feita no Excel mesmo com fórmulas mais do que simples pra vocês editarem da forma como convém pra realidade de vocês.

Mas prestem bastante atenção nas explicações sobre o arquivo:
1 - As células coloridos de letras Azuis possuem fórmulas, portanto, cuidado ao editar! Ou evitem de edita-las.  
2 - Na segunda linha do arquivo (pintada de verde), onde está escrito "Poupei" Está o montante (soma) do que você tem guardado. Esta célula é alimentada através nas quantias lançadas em cada mês e a soma é feita automaticamente. 
3 - Como vocês perceberam, vocês tem uma visão do ano todo.
4 - Logo abaixo do salário bruto eu coloquei o que é mais comum de se descontar na folha de pagamento (transporte e INSS). Mas deixei duas linhas livres pra você adicionar algum outro desconto que é feito pra você. Neste espaço você pode colocar plano de saúde, adiantamento salarial, etc. Se você não tiver nenhum outro, não tem problema deixar as duas linhas zeradas, visto que em algum mês pra frente pode haver algum desconto, e ficará fácil de você lançar. 
5 - Vocês só poderão contar com o valor discriminado no salário líquido para o restante das despesas, que é o que sobra depois dos descontos feitos no trabalho.
6 - Vejam que eu coloquei até o fim do ano despesas fixas como aluguel.ou crédito para o celular (caso você use pre-pago). Se você usa pós-pago, você deverá alimentar planilha com a quantia que vier na fatura de acordo com cada mês. 
7 - Quando compro algo parcelado eu já jogo na planilha o valor das parcelas pros meses seguintes, para eu ter uma noção de quantas faltam para eu terminar de pagar. E quando eu termino de pagar eu deixo a célula zerada mesmo, ou em branco.
8 - Lá no final, eu coloquei a linha de poupança que você pode depositar todo mês e ter uma ideia do total que você tem lá na linha verde como foi explicado ali em cima no item 2.

Quando eu recebo meu salário eu já pago todas as contas! Até mesmo aquelas que vencem no meio ou final do mês, para não correr o risco de gastar o dinheiro e eu não conseguir pagar a dívida. E a medida que eu vou pagando eu pinto a célula de alguma cor pra eu ver ainda o que falta pra pagar naquele respectivo mês.

Façam o planejamento financeiro na sua vida! Qualquer pessoa pode fazer isso.

Os números lançados são aleatórios, com eu já disse. Alterem com os números de vocês, alterem as linhas tirando as dívidas que você não tem e substituindo por uma que você tem e que não consta na planilha. Cuidado com as células que contém fórmulas. 

Caso vocês queiram, vocês podem projetar valores até o fim do ano, mesmo aqueles variáveis como água e luz. Basta fazer uma média dos últimos 3 meses para se ter uma ideia aproximada de quanto virá a próxima conta.

Tenham costume de sempre ter um bloquinho de papel ou agenda, e uma caneta na bolsa para anotar todos os gastos que não estão discriminados na planilha, mesmo aqueles mais esporádicos como estacionamento, hidratação no salão, etc.

Caso tenha ficado alguma dúvida, escrevam aqui nos comentários ou envie um e-mail para blogalemdemim@gmail.com. 

Ah, e o mais importante: Baixe a planilha AQUI.

Um beijo e mil perdões pelo post ter ficado tãããããão grande! 



0 comentários:

Deixe seu comentário