Dica para economizar dinheiro


Nunca pensei que leria tanto assim sobre esse assunto. Pensava: Eu trabalho é pra ter o meu dinheiro e poder gastar como eu quiser. Até que um belo dia, pensamos (o noivo e eu) em nos casar, e eu não tinha nem um centavo guardado. Sinceramente, fiquei envergonhada. Onde foi parar todo o dinheiro que ganhei em todos esses anos de trabalho? A pior coisa é não saber onde investi (ou melhor, desperdicei) ele. 

Bom, é justo eu ponderar que consegui fazer mais dois livros do curso de inglês, comprei minha moto, troquei a moto por outra melhor, comprei computador, paguei minhas consultas e remédios no oftalmo, otorrino e gineco, paguei pelas roupas, sapatos, xampus, desodorantes, livros, cama, som, e um zilhão de outras coisas desde que comecei a trabalhar. Gastei dinheiro também viajando pro exterior (exceto as passagens) e pra São Paulo com uma prima. Mas mesmo assim, era pra eu ter conseguido poupar pelo menos a metade do que o noivo poupou. 

Além disso, quantas vezes eu tive vontade de comprar algo mais caro (como uma câmera e um carro) e não consegui por não ter dinheiro sobrando? Foram várias. 

Até que um dia minha ficha caiu (talvez você não entenda esta expressão, ela é da minha época). Percebi que guardar o meu dinheiro não é coisa de gente maluca, mão fechada, e outras coisas que costumam dizer por aí. Quem ganha em guardar dinheiro é o próprio dono dele. Mas, muita gente (eu, inclusive, durante muito tempo da vida) não enxerga isso por que os benefícios nem sempre são a curto prazo. 

Mas chega de falar, vamos logo ao que interessa. Eu preparei algumas dicas bem úteis e importantes pra você que também está pensando em economizar agora pra conseguir algo maior no futuro.

♥ - O primeiro passo é saber exatamente para onde vai o seu DINHEIRO, para isso coloque todos os seus gastos no papel, mas coloque tudo mesmo, desde o aluguel até o cafezinho que você tomou no bar da esquina.

♥ - Corte os custos supérfluos, não se deixe levar por impulsos, antes de comprar algo pense pelo menos três vezes: será que preciso mesmo disso? me será útil? se eu não o comprar, vai me fazer falta?

♥ - DEFINA QUANTO QUER POUPAR E APLIQUE ASSIM QUE RECEBER. Se deixar para guardar o que sobra, nunca vai começar. Para isso, O IDEAL É GUARDAR O DINHEIRO assim que receber o seu salário, que tal guardar 10% do valor de seu salário?

♥ - Sempre que possível faça suas compras à vista. Se o valor da compra for alto pesquise em três ou quatro lojas, escolha aquela que lhe ofereça menor valor e não tenha vergonha de pechinchar.

♥ - Fuja ao máximo do cheque especial. Os juros são exorbitantes!

♥ - Muito cuidado com os pequenos gastos. Aquele cafezinho, aquele docinho, um brinquinho... alguma coisa à toa que você compra aqui e ali...vai comprometer o seu orçamento no final do mês, sem que você perceba!

♥ - Não faça dívidas com seu cartão de crédito!

♥ - Como ninguém é de ferro, reserve algum dinheiro para diversão. Mas improvise! Uma reunião em casa com os amigos para comerem uma pizza, pode ser muito divertido também!

♥ - Aplique o dinheiro que conseguir guardar! Que tal aplicar em ações?

♥ - Fazer uma viagem no final do ano! Comprar um carro novo! Comprar uma casa! Faça planos! Tenha um objetivo em mente, vão servir como estímulo para manter a disciplina financeira. E finalmente... AJA! Nunca é tarde para começar! 


Eu criei uma planilha pra ajudar vocês! 
Saiba como ela funciona AQUI
E faça o download dela AQUI


Fonte para pesquisa: AQUI

2 comentários:

  1. Oi Tátila ( Amei seu nome,)ia te chamar de Táti, mas poderia vc não gostar! Gostei demais do seu blog, muitos assuntos interessantes, dicas, gostei mesmo!!! Parabéns e muito obrigada pela visita! Um super abraço!
    Solange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei até emocionada por que vc me chamou pelo nome certinho :) Acredite: isso é raro , rsrsrs...
      Pode me chamar de Tati sim. Vou gostar, claro :)
      Muito obrigada pelos elogios. Obrigada por seguir. Seja sempre bem vinda, ok Solange.
      Beijos.

      Excluir