Profissões dentro da moda


Quando eu era criança eu amava desenhar. Aliás, até hoje eu posso dizer que gosto. Estou até trabalhando em uma ilustração bel legal pra colocar no blog. Aguardem!!! 
Meu pai sempre dizia que eu deveria ser estilista, por que a maioria dos desenhos eram roupas. Talvez ele estivesse certo. Seria divertido trabalhar com moda... Mas, hoje tenho outras prioridades.

Mas vocês sabem quantos tipos de profissão que existem dentro da moda, além do estilismo? Fiquei boba quando li a respeito. Vejam só o que encontrei sobre isso em uma Revista Capricho esquecida na gaveta::

Estilistas - Define o conceito de uma coleção. Sabe como será cada peça, os materiais que serão utilizados, as cores... Precisa coordenar e acompanhar todo o processo, desde a criação até o acabamento.

Figurinista - É o profissional que cuida do figurino. Ele desenha peças de roupa para elenco de teatro, novelas, filmes. Ele faz a transformação do ator em um personagem, dando uma identidade visual a ele.

Editora de moda - Acompanha de perto todas as temporadas e lançamentos de moda. A jornalista cobre cada evento para divulgar as tendências nos meios de comunicação. Além de escrever matérias sobre coleções e desfiles, também acompanha produções de moda.

Vitrinista - Responsável pelo marketing das vitrines e pelo espaço interior das lojas. Esse profissional faz combinação de peças de roupa, acessório e cores. A intenção? Causar em você aquela vontade de entrar na loja e levar absolutamente tudo!

Produtor - Monta os looks lindos que você vê em editoriais de moda. O produtor recebe uma pauta com o tema da vez. Aí, visita várias lojas em busca de peças mais lindas e, com ajuda da editora, escolhe o que entra ou não na página.

Designer de estampa - Sabe aquele chinelo todo desenhado? As linhas e estampas foram feitos por um designer de estamparia. É preciso ter conhecimento básico de design para saber quais estampas funcionam em cada tipo de tecido.

Personal Stylist - É ele quem dirá como e o que a pessoa deve usar. Cuida da aparência do seu cliente. Nesse ramo, existe a consultoria voltada para pessoas comuns e artistas, e ainda para empresas. 

Modelista - Interpreta o conceito e o desenho do estilista e desenvolve um modelo real. É esse molde, inclusive, que servirá de base para a produção da roupa em grande quantidade. O modelista também acompanha a confecção da primeira peça, realizando a prova e avaliando se o tecido teve o caimento previsto.

Você já pensou em seguir alguma dessas profissões?


0 comentários:

Deixe seu comentário