Dicas fáceis para economizar energia.

Economizar energia é uma tarefa que pode ser realizada com pequenas e simples atitudes ao longo do dia. Parte do desperdício de energia ocorre em situações às quais não prestamos atenção, por isso, mudar alguns hábitos pode ajudar a diminuir o consumo energético e ajudar na preservação do meio ambiente.

Para começar, uma sugestão prática é tirar os equipamentos da tomada sempre que não estiverem sendo utilizados. A maioria dos aparelhos pode consumir uma quantidade considerável de energia se a luzinha que indica o standby estiver acesa. Permanecer nesse modo significa que o aparelho está pronto para o uso ou ativação rápida, por meio de controle remoto ou botões no próprio aparelho. Ou seja, ele está parcialmente ligado, esperando para ser acionado a qualquer momento.

Há outras dicas que podem ser úteis para a economia e consumo mais consciente de energia em sua casa ou no escritório. Confira:

- Mantenha a geladeira afastada do fogão, do contrário ela gastará mais energia elétrica para compensar o calor transmitido pelo outro equipamento.

- Passe a maior quantidade possível de roupas de uma vez, utilizando a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido.

- Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que são mais eficientes, duráveis e econômicas.

- Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo ou lava os cabelos.

- Ao cozinhar, retire todos os ingredientes de uma só vez da geladeira.

- Desligue o computador na hora do almoço.

- Evite acender lâmpadas durante o dia. Para clarear a casa, abra as janelas e aproveite a luz do dia o máximo que puder. Apague a luz em ambientes onde não há ninguém.

Como você pode ver, são atitudes pequenas, fáceis e práticas que podem ter um grande resultado para o meio ambiente e para o seu bolso!

Fonte: Akatu

0 comentários:

Deixe seu comentário