Como organizar seu guarda roupas

Nossa, em questão de roupas eu vivo indecisa sobre como organizar. As vezes eu coloco tudinho separado por cores, mas o estoque vai mudando, vou comprando mais roupas e doando algumas que não uso, e o espaço vai ficando um tanto inadequado pra'quelas peças, então mudo tudo de lugar. 


Mas, ainda bem, encontrei algumas dicas que esclareceram totalmente minhas dúvidas. Claro, achei no blog da Thaís (Vida organizada). Vejam só: 


• Doe o que você não usa mais. Lembre-se que abrir espaço para o novo é primordial. Além disso, há pessoas que precisam do que você tem e não usa mais. Use sempre a regra de três: doar, jogar fora ou guardar em outro lugar. Muitos artigos estão em um estado tão deplorável que se tornam até crueldade doar a alguém. É melhor jogar fora mesmo, sem dó. A solução da maioria dos problemas de organização é causado quando as pessoas guardam o que não usam, e não falta de espaço. Mantenha: roupas clássicas, étnicas e peças feitas com material de qualidade.

• Para a gaveta de lingeries e meias, há organizadores que podem ser colocados para deixar tudo separado e muito mais organizado. Eles podem ser encontrados nas melhores lojas do ramo ou mesmo feitos por você.

• Se guardar suas roupas em pilhas, deixe as peças mais largas embaixo e as mais estreitas em cima. Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar.

• Separe suas roupas por seções: calças, vestidos, saias, camisetas… E, dentro dessas seções, por cor. Faça um degradê, indo da cor mais escura à mais clara, ou vice-versa.

• Procure usar cabides de uma cor somente, para evitar a poluição visual. Deixe-os também virados para o lado de dentro do armário, de modo que não fiquem travados na hora de tirar uma roupa.

• Guarde a roupa de cama em sacos plásticos próprios para isso. Peças mais delicadas que não são tão usadas também podem guardadas dentro de fronhas antigas, por exemplo.

• Deixe a frente das roupas viradas para o mesmo lado, para evitar ficar virando a cabeça de um lado para o outro, quando for escolher.

• Preencha os espaços vazios. Se embaixo das suas blusas curtas ou jaquetsas penduradas há um grande espaço, você pode colocar ali um gaveteiro para novas peças ou caixas decorativas que também servirão para armazenamento. Aproveite o espaço que tem.

• Existem roupas que precisam de reforma? Não guarde-as novamente! Separe-as e deixe-as juntas, para consertar assim que puder. De preferência, deixe-as em um lugar onde você sempre se incomodará pela sua presença, pois assim tomará logo uma providência.

• Procure comprar roupas somente quando estiver precisando e substitua a peça quando a comprar. Se seu sapato marrom está velho e você precisou de um novo, livre-se dele assim que o adquirir o mais recente. O mesmo vale para roupas e quaisquer outros artigos de vestuário. Comprou um vestido porque o que você tem não serve mais? Então para que mantê-lo? Doe!

• Otimize o espaço do seu armário. Há grandes espaços vazios? As prateleiras são baixas demais? Examine o que você pode fazer a respeito. Quem sabe poderia instalar um gaveteiro? Ou novas divisões? Pense no que precisa.

• Limpe sempre o seu armário, ao menos uma vez por mês.

• Você já deve ter lido essa dica em outros lugares, mas sempre é bom organizar as roupas por cores. Separar as roupas de verão das de inverno só funciona se você mora em um local onde as estações são realmente divididas, mas mesmo assim, só utilize essa opção se não tiver espaço no armário. O ideal é manter todas as roupas juntas, e sempre fáceis de serem visualizadas e usadas.



Como guardar cada item em seu guarda-roupa



Peças íntimas: Dobre-as como um envelopinho e empilhe-as na gaveta, por ordem de cor. Tome cuidado para não colocar muitas sobre as outras. Não deixe a gaveta atravancada.



Camisetas e blusas de lã: Empilhe-as de acordo com a cor, o tipo de tecido e/ou o modelo. Por exemplo: deixe as camisetas todas juntas, e então organize-as por ordem de cor. Não é adequado colocar camisetas em gavetas, pois não dá para saber o que está embaixo e atrás, e as roupas tendem a ficar amassadas também. O ideal é empilhar em prateleiras mesmo.



Bolsas: Também em prateleiras. Há quem goste de pendurá-las na parte de dentro da porta do armário, mas eu acho que fica muito bagunçado se você tiver bolsas grandes e em grande quantidade. Reserve uma prateleira para elas.



Lenços: Enrole-os e guarde em gavetas, cestos ou caixas de papelão.



Cosméticos: Não os deixe no banheiro, pois eles podem estragar com a umidade. Guarde-os em uma necéssaire em alguma prateleira do guarda-roupa. Atente para que fique sempre à mão.



Calçados: Guarde-os em caixas transparentes e que tenham pequenos furos para ventilação. Empilhe-os.


Bom, achei ótimas as dicas. Algumas eu já usava, e outras eu nem imaginava existir. Como já li certa vez, não temos que ser escravos da casa, e sim usa-la a nosso favor. Pra mim, quanto mais praticidade, melhor.

2 comentários:

  1. Ótima postagem!
    Estou fazendo uma série de postagens no blog sobre organização, apesar de ser a pessoa mais desorganizada do mundo!!!
    ahauahuaha

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou tão boa assim... comecei no fim do ano passado a me organizar.

      Boa sorte.

      Excluir