Dieta: Não desista no meio do caminho


Meninas, tenho certeza que todas vocês já começaram dieta pelo menus uma vez na vida. E sei também que muitas de vocês já pararam antes de atingir o peso que queriam. Estou certa? Bom, eu pelo menos já fiz isso inúmeras vezes. Parece que quando paro a dieta antes da hora certa eu ganho todos os quilos de volta, e ainda trazem alguns amiguinhos. Ou seja, fica mais gorda do que antes.

Pensando nisso, resolvi pesquisar sobre o assunto, e descobri uma matéria la no Minha Vida que nos dá 20 dicas para continuar na dieta. Na minha opinião, isso é a coisa mais difícil. Começar é fácil, difícil é se manter em dieta. Li, também, que ninguém engorda por acaso e que é importante começar a pensar quando e por que começou a ganhar peso.

Mas, vamos direto ao assunto. 
Diário alimentar
Comece fazendo um diário de tudo o que come diariamente e avalie se tudo o que ingere é realmente necessário.

Controle as emoções
Pense se você não está comendo para preencher algum vazio existencial. Se achar que sim, procure uma maneira de solucionar o problema. "Banhá-lo" de chocolate ou caramelo só complica a sua situação.

Ajuda profissional
Procure sua nutricionista a cada 20 dias, para que ela possa acompanhar o desenvolvimento da sua dieta. No mínimo, 50% da dieta tem que ser cumprida.

Conte os passos
Compre aquele aparelhinho chamado pedômetro (que mede os passos) e coloque-o na cintura diariamente. O ideal é caminhar de 10 a 12 mil passos. Vale todas as possibilidades de se exercitar, como subir escadas ou parar o carro mais longe quando for ao trabalho. 

Comece aos poucos
Coloque na sua cabeça que caminhar todo dia um pouquinho vai fazer bem não só para a sua dieta, como para a sua saúde. Para quem está muito acima do peso, o ideal é começar devagar, caminhando cerca de 10 minutos por dia, aumentando gradativamente.

Coma devagar
Toda vez que for comer, lembre-se de que você está fazendo uma degustação e, por isso, precisa mastigar devagar, sentindo o sabor dos alimentos. Entre uma garfada e outra, descanse os talheres.

Invista na salada
Muita salada ajuda a enganar o estômago e comer menos nas refeições. Procure verduras e legumes que você goste e não sejam muito calóricos. Oriente-se pela cor dos alimentos, ou seja, quanto mais variado, melhor.

Concentre-se na refeição
Não coma no sofá ou em frente ao computador ou da tevê. Lugar de se comer é à mesa, onde você presta atenção nos alimentos e evita exageros.

Nunca coma direto do saquinho
Sempre coloque porções como salgadinhos, amendoins e bolachas em um prato um pote antes de comer, porque assim é possível ter a noção certa de quanto está consumindo. Até fruta deve ser picada e colocada num prato.

Mudanças levam tempo
Lembre-se sempre de que não é possível dormir gordo e acordar magro. Você demorou meses e, às vezes, até anos para engordar. Também vai demorar um pouco para emagrecer. Mas nada de desanimar. Não existe fórmula mágica. Mas pode reparar: fazendo tudo certinho, todos os dias você enxuga um pouquinho da barriga.

Coma de três em três horas
Aquela velha lição continua valendo: faça de quatro a cinco refeições diárias, intercalando com frutas. Procure comer nos horários corretos para disciplinar o seu organismo e não sentir fome o dia todo.

Água
Tome muita água durante o dia. Mas entre as refeições, e não durante. Os líquidos em excesso dificultam a digestão. Em excesso. Um copinho de refrigerante light, do seu suco favorito ou de água está liberado.

Diminua as quantidades
Se aparecer um programa que inclua pizza, não precisa sair correndo. Procure diminuir a quantidade. Em vez de quatro pedaços, coma dois, e prefira as menos calóricas como de mozarela ou de verduras.

Doces
Se der aquela vontade desesperada de comer um quindim, não adianta substituir por uma maçã, porque a vontade vai permanecer. Então, o ideal é comer um pedaço bem pequeno do seu doce preferido. Porém, evite ter um estoque de doces em casa. Se der vontade, saia para comprar. Pode ser até que a preguiça seja maior que a vontade e aí você desista.

Você vai sentir fome
Não fique se achando a pior pessoa do mundo porque está sentindo fome no início da dieta. Dá fome mesmo. Então, use os truques acima para persistir.

Lanchinhos
Tenha sempre à mão alimentos como tomate, pepino, pedacinhos de queijo branco ou frutinhas picadas. Eles são ideais para enrolar a fome. Procure levar para o trabalho uma fruta, barra de cereais ou torradas.

Não pule refeições
Mesmo que esteja atrasada, não pule nunca o café da manhã nem as outras refeições. Isso te deixará com muita fome na refeição seguinte, levando ao exagero.

Relaxe
Nunca entre em casa e vá direto para a cozinha. Ao chegar do trabalho, o melhor é ficar na sala, tomar um banho, relaxar e só então fazer a refeição.

Estímulos
Colocar uma foto em que você aparece gorda na porta da geladeira é um estímulo poderoso. Aproveite a vá colocando outras fotos com o seu avanço. Outra dica é ir tentando diariamente experimentar aquela calça que você tanto gosta e não te serve. Pense que você logo, logo vai conseguir entrar nela.

Não desista!
Se você pisou na bola uma vez, não fique pensando que é o fim do mundo - volte a andar na linha e mantenha o foco nos resultados. Você verá que um deslize não é o fim do mundo.

Espero que eu consiga ajudar (tanto a vocês que pretendem perder alguns quilinhos, quanto a mim que peco em alguns itens citados acima). Beijinhos e obrigada por tudo.

2 comentários:

  1. bomm o meu caso é totalmente o contrarioo .. eu preciso engordar rrsrsrs ...Adorei seu blog lindaa ... é muito lindo e cheinhoo de psts legais ja virei segdoraa.... ó faz uma visitinha pra mim se puder retibuir a seguidaa ...da uma forcinha la ...desde ja obrigada bijossss..

    http://keepcalmandfacavocemesmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quem dera poder comer tudo que eu quisesse! :( Eu viraria uma bola.
      Sorte tem você que já tem predisposição pra não engordar fácil! Aproveita :D

      Muito obrigada pela visita.
      Vou retribuir sim, claro.

      Beijinhos.

      Excluir