6 Dicas para abrir seus olhos durante a dieta.


Já imaginou quantas mulheres no planeta estão fazendo dieta AGORA? Nossa, esse número é, certamente, assustador. Pelo menos 7 entre 10 amigas minhas querem perder pelo menos aqueles 2 quilos que tanto incomodam. Mas, infelizmente, algumas vezes nós (nós por que eu também) começamos dietas mirabolantes e milagrosas que prometem perder muitos quilos em uma semanas.

É uma realidade! 

E ainda mais triste é que em algumas dietas até conseguimos um bom resultado, mas os efeitos colaterais (como anemias e outros problemas na saúde) ou o famoso efeito sanfona aparecem bem rapidinho, né? Muitas coisas que se tornam moda de tempos em tempos são mitos e a gente toma pensando que tá fazendo algum efeito.

Pensando nisso eu resolvi compartilhar algumas dicas com vocês que encontrei no "Minha Vida" que podem abrir nossos olhos na hora da dieta:

* Bolo sem cobertura pode comer à vontade?
É óbvio que bolos com recheios ou coberturas são muito mais calóricos. Mas isso não serve como desculpa para comer um bolo inteiro, pois um volume alto excede no valor calórico, ainda que contenha ingredientes magros. O ideal é sempre ingerir uma porção de 150 gramas - os sabores laranja, limão, cenoura ou fubá são os mais recomendados. E deve ser consumido poucas vezes na semana e nunca diariamente.

* Toda a salada é saudável e não vai engordar?
Opte por molhos à base de maionese, queijos amarelos, azeitonas, batata palha e croutons são inimigos de uma salada magra. Se a salada for apenas parte do prato, ela deverá ser composta por duas folhas verdes escuras (endívia, rúcula, agrião, alface, escarola) e temperada com limão, azeite extra virgem (uma colher de sobremesa), alho e muitas das ervas, como manjericão, salsinha, orégano e sálvia. Caso a salada seja a refeição completa, acrescente alguma proteína, como peixe, ovos cozidos ou frango desfiado.

* Se for light ou diet pode comer mai?
Rótulos do tipo light ou diet não servem como justificativa para exageros. Alimentos diet geralmente são isentos de açúcar, sódio ou proteínas. Para compensar a falta de açúcar, por exemplo, adiciona-se uma maior quantidade de gordura, para conservar o sabor, e os alimentos considerados diet são quase sempre mais calóricos que o normal, não sendo indicados para perda de peso. O importante é consumir o produto em porções pequenas, seja normal, light ou diet, e ler o rótulo com atenção para verificar qual o componente está isento ou reduzido naquele produto,

* O que engorda no pão é mesmo o miolo?
O miolo é sempre acusado como vilão, mas ele e a casca têm a mesma quantidade de calorias. Ao retirá-lo, você está apenas comendo menos, e não diminuindo as calorias do pão. É como se você estivesse comendo meio pão. No fundo, é só a quantidade que muda. Nesse caso, o melhor é optar pela versão integral, que tem mais fibras e ajuda na digestão, além de prolongar a saciedade e contribuir com o emagrecimento.

* Se eu malhei mais do que o normal, posso comer mais? 
Quando o objetivo é perder peso, não há ginástica que funcione se você usar os exercícios como desculpa para exagerar nas refeições. Emagrecer é o resultado de um gasto de calorias superior àquelas consumidas. Comer mais porque gastou mais só vai emperrar sua perda de peso.

* No fim de semana pode?
A dieta deverá ser mantida até mesmo aos finais de semana ou nas ocasiões especiais, para que os resultados já alcançados não sejam perdidos. As células de gordura de quem está em processo de emagrecimento absorvem e armazenam os nutrientes com mais facilidade, ou seja, se exagerar você pode engordar tudo o que emagreceu e mais um pouco no fim de semana. Abrindo mão de dietas radicais, você não vai sentir necessidade de exagerar no fim de semana. Em ocasiões especiais, não saia de casa sem antes fazer um pequeno lanche, como um iogurte com cereais, ou uma fruta. Lembrando que dentre as opções servidas nos eventos, vale escolher a mais saudável e consumir em pequenas quantidades, evitando petiscar de tudo o que for servido.

4 comentários:

  1. Ótimo post, flor! Super esclarecedor!
    Beijinhos!

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vezes que a gente fica arranjando desculpas para burlar a dieta. E as vezes temos essas desculpas como verdades. Mas o importante é ter foco e ir em frente pra alcançar o peso desejado.

      Excluir
  2. Oi! Encontrei seu Blog através de outros.
    Estou aqui para divulgar meu portfólio onde crio Layouts para Blogs!
    Se quiser conferir, clique no link
    Juliane Gonçalves - Designs

    Adoraria te ver lá!
    Beijos sua linda!

    ResponderExcluir