você cuida bem dos seus fios?

Ainda bem meu cabelo saiu do jeito que eu queria! Tenho muito cabelo e ele é bem pesado, então dá pra experimentar muitos penteados. Mas eu tinha uma dificuldade enorme em relação aos condicionadores: meu cabelo se acostumava com o produto e começava a não dar tão certo, as vezes ficava muito seco,  embaraçava demais, ou perdia o brilho, enfim, era uma tragédia a partir dos 3 meses de uso de cada condicionador. 
Hoje eu não tenho mais esse problema. Uso Pantene, que atualmente está patrocinando a Menina Fantástica 2012. É incrível!! E posso usar quanto tempo quiser, não há problema! Só tem uma coisa errada nessa história: não consigo lavar o cabelo com água fria. Sou escrava do chuveiro bem quente, e isso não é bom para os fios. Por isso encontrei algumas dicas que nos ajudam na hora de cuidas das madeixas. Vamos aprender juntas?


1. Água quente ou água fria?
Você tem mania de tomar banho naquela água super quente? Pode ser relaxante e uma delícia na hora, mas a verdade é que nossa pele e cabelo não gostam muito de tanto calor.
Graças ao aumento da oleosidade provocado pela temperatura, muitas espinhas podem aparecer na testa e costas. Mas os problemas não param por aí. Ao tomar banho com água em uma temperatura elevada, abrimos as cutículas dos fios e deixamos o cabelo com um aspecto mais áspero. O que acaba fazendo com que o efeito dos produtos utilizados durante o banho não sejam tão eficientes e duradouros.
Por isso use água de morna para fria, já é um ótimo começo.
Dica: Em cabelos coloridos a água fria evita que os cabelos passem por oxidação rapidamente, isso evita que os cabelos percam pigmentos, exemplo dos vermelhos.


2. Tirando sempre todo o o condicionador
Você passa o shampoo e o cabelo fica com uma textura “ruim”. Ok. Aí você passa o condicionador, e sente os fios macios e hidratados. Hora de enxaguar rapidamente e secar o cabelo. Certo? Não, errado.
O condicionar foi feito pra ser tirado completamente dos cabelos. Essa nossa mania de enxaguar de qualquer jeito e sair do banho quando eles estão teoricamente lindos e macios, faz com que o resultado seja exatamente o contrário. Eles ficam pesados e cheios de resíduos. Pior ainda quando se usa o condicionador. Afinal, aquele produto foi feito pra ser usado na hora do banho e não receber calor.
Então, anota aí: O certo é só sair do banho quando o cabelo estiver completamente sem produto. Com aquele aspecto “podrinho” e seco mesmo. Se você tiver dificuldade em pentear, faça isso antes, quando o condicionar ainda estiver nos fios. Depois de sair do banho, pra finalizar, use produtos específicos como creme para pentear.


3. Penteando os cabelos molhados
Os cabelos molhados ficam bem frágeis, por isso sempre recomendam aqueles pentes com dentes mais largos que vão desembaraçando os fios aos poucos. O problema é que geralmente não temos muito tempo ou paciência pra tomar tais cuidados. Penteie enquanto ainda estiver no banho. Na hora do condicionador ou máscara, quanto os fios estão mais suaves e maleáveis. Depois, quando sair do banho, basta umas penteadas aqui e ali, e pronto. Nada de quebrar os pobres fios com aquele ódio por ter aparecido um nó que não se desfaz por nada.


4. Onde e quando passar cada produto
Não adianta nada o produto ter custado uma fortuna e prometer milagres, se não aplicarmos da maneira correta, o máximo que conseguiremos é um cabelo cheiroso, mas oleoso e com aparência pesada.
A oleosidade natural do nosso corpo já hidrata naturalmente cinco dedos de distância da raiz (coloque a palma da mão pra medir). Ou seja, essa parte não precisa de qualquer tipo de produto hidratante como condicionar ou máscara. Apenas de limpeza. Use o shampoo em todo o cabelo, e os outros, apenas no comprimento e pontas.


5. Ondulado sem babyliss
Por último, pra finalizar em casa e sem estragar tanto o cabelo, uma dica que deixa os fios com uma aparência bem bonita e natural: com o cabelo lavado e seco, torça todo o comprimento e prenda como em um coque. Deixe por algumas horas. Quando for sair é só soltá-lo. As mechas ficam definidas e naturais. Se precisar, alise apenas a raiz e franja.

2 comentários:

  1. Amei o post :)) Amo essas dicas de beleza.
    Beijos, http://ohaurea.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudam bastante, né?! :D

      Excluir