e surgiu a fotografia

De onde vem a câmera fotográfica? Segundo o Conteúdo e Editora
O filósofo grego Aristóteles descobriu o princípio da câmara escura ainda no século 4 antes de Cristo. "Assim que a imagem dos objetos iluminados penetra num pequeno orifício num compartimento escuro e um papel branco é colocado a alguma distância desse furo, é possível ver, sob o papel, todos os objetos com suas formas e cores, mas de modo invertido. Esse fenômeno se produz em virtude da intersecção dos raios luminosos". Essa descrição foi dada no século 16 por Leonardo da Vinci. O inventor tinha descoberto o princípio ótico do aparelho fotográfico antes da primeira fotografia. A utilização da câmara escura se popularizou durante o século 17, sendo empregada por desenhistas que copiavam sobre o papel a imagem projetada através de pequenos orifícios. Segundo referências históricas, foi um francês, Nicéphore Niepce, que inventou a fotografia, fixando pela primeira vez e de maneira durável as imagens. Ele utilizou uma placa de vidro coberta por betume da Judéia, substância insolúvel à luz. A foto mais antiga feita por Niepce data de 1822 - uma mesa montada no jardim de sua casa (para registrar a imagem, ele precisou de oito horas de exposição à luz do sol). Em 1829, Niepce se associou ao pintor Daguerre. Eles trabalharam separadamente durante quatro anos e se falavam constantemente sobre seus progressos e os resultados das pesquisas que cada um fazia. Niepce teve a idéia da criação da sociedade Niepce-Daguerre, que comercializaria a invenção, mas faleceu, em 1833, sem conhecer o resultado do seu trabalho. Daguerre continuou suas pesquisas e conquistou sozinho a glória e a fortuna com a descoberta do daguerréotype. O termo fotografia começou a ser utilizado somente no ano de 1839.
Nunca pensei que alguém pudesse esperar 8 horas para conseguir uma boa fotografia. Eu morreria! Sofro de ansiedade aguda!!! E por curiosidade mesmo eu fui pesquisar fotógrafos renomados e reconhecidos pela arte de fotografar. Descobri o tal Cartier Bresson. Vejam a historia dele:
Fotógrafo francês aclamado. Ele foi o fundador, com Robert Capa e David Seymour da Agência Magnum e ele é considerado um dos mais importants fotógrafos do mundo. Suas fotos refletem a história do século 20. Ele foi capturado pelos nazistas, na II Guerra Mundial, mas ele escapou e foi testemunha da Libertação de ParisEm 1974, ele se aposentou e começou a trabalhar em outra de suas paixões, a pintura. Ele considerou a câmera como uma extensão do olhoEle diz: “Para ‘revelar’ o mundo é preciso sentir-se implicado no que se enquadra através do visor. Essa atitude exige disciplina de espírito, sensibilidade e senso de geometria. É através de uma grande economia de meios que chegamos à sensibilidade de expressão. Deve-se sempre fotografar com o maior respeito ao sujeito e a si próprio. Fotografar é segurar o fôlego quando todas as nossas faculdades se conjugam diante da realidade fugidia; é quando a captura da imagem representa uma grande alegria física e intelectual.”
Vejam algumas fotografias dele. São muito expressivas.

Em 1932 na França


Em 1968 em Nova York


Em 1968 em París


Martine’s Legs, 1967


Em 1959 em Londres

2 comentários:

  1. achei o post bem interessante! gosto muito de fotografia! achei essas fotos bem criativas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, também gosto muito de fotografia! Parabéns pelo seu blog :)

      Excluir