Dicas de fotografia

Pessoal, eu deixei passar uma data comemorativa muito importante. Dia 20 desse mês foi comemorado o dia da Fotografia!! E mais uma vez eu to atrasada, mas eu sempre corro atrás e publico algo interessante para vocês. Nesse caso específico eu decidi postar algumas dicas bem legais e originais que a Bruna Vieira (pra variar) deu. Confiram:


1) - Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
2) - Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros. Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
3) -Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) -Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco.
5) – Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6) -Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
7) - Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
8) -Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3×4? Eis a resposta.
9) - A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade. A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.
10) – Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis. A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
11) – Sempre posicione a máquina como se fosse outra pessoa. Se for pegar o ângulo de cima tenha muito cuidado para não ficar muito egoísta, e além de tudo em muitos casos o rosto fica com aparência estranha.
12) -Tenha muito cuidado ao tirar fotos de baixo para cima, pois em 99% dos casos o rosto fica muito grande, os olhos com expressão de maníaco, além de sobressaltar as olheiras e deixar a boca com um ângulo muito estranho. Também tenha muito cuidado se for tirar fotos de corpo todo nesse ângulo, porque seu corpo fica desproporcional, deixe essas poses para profissionais, eles sabem o seu melhor ângulo.
13) -Procure ficar com o corpo ereto, sem deixar os ombros caídos, a melhor maneira para manter a postura é: jogue os ombros para trás, barriga para dentro, peito para fora (kkkkkkkkk…..sentido kkkkkkk.. brincadeira), Se quiser demonstrar poder e atitude, levante o queixo levemente, mas cuidado para não ficar com ar de superior, se quiser parecer misteriosa, faça o contrário. Mas lembre-se: cabeça baixa aumenta o nariz e deixa em evidência as olheiras. Essas dicas deixaram seu corpo bem melhor na foto, além de evitar que você fique com o metido papo embaixo do queixo. Mas com tudo isso relaxe você não é um robo.
14) -Para parecer sexy, mantenha olhos e boca semicerrados, mas tenha cuidado em semicerrar os olhos para que não fique com cara de sono.
15) -Em todas as fotos que tirar sentada, procure sustentar o corpo em um dos braços, mas sem fazer força e sem jogar seu corpo no braço, para que não fique aquele aspecto de “gorda”, um mega braço de lutador. Isso vale para fotos em pé também, não faça força nos braços. Se tiver de biquíni, sente-se de maneira leve e com postura para não ficar marcas estranhas nas pernas e nem deixar seu corpo achatado e acharem que você tem celulite (isso vale pra quem tem.).
16) -Se você tem bocão, muito cuidado com brilho labial ou batom muito clara com brilho. Se não, só vai dar sua boca na foto! Prefira tons, mas opacos.
17) -Procure, na frente do espelho, quais são os seus melhores ângulos. Use uma lanterna para jogar luz sobre o rosto de diferentes maneiras e aprender como ela modifica a sua imagem.
18) -Fazer um auto-retrato segurando a câmera no alto deixa o queixo marcado e mais fino. E os braços ficam longos e mais esguios. Caso essa não seja sua vontade, cuidado com esse tipo de auto retrato.
19) -Pessoas de rosto muito redondo ficam parecendo uma bolacha Trakinas quando se deixam fotografar de frente, principalmente sob muita luz. Prefira o semiperfil, em que apenas ¾ do rosto é o melhor ângulo, mesmo para pessoas de rosto fino.
20) -Morda as bochechas por dentro para marcar as maçãs do rosto de leve para não ficar estranho.
21) -Faça um esforço para encostar toda a língua no céu da boca enquanto sorri. Comece a treinar agora para dar adeus ao efeito pelicano.
22) - Não deixe (nem faça) que a fotografem com a câmera abaixo da altura do seu rosto. Você será fotografada de baixo para cima e vai sair com papo também.
23) - Na hora da foto, empine o peito para o céu. Finja que é um peixe com uma vara de pescar no meio do seu sutiã. Dica infalível para a postura.
24) – Tire a foto de ladinho – a posição emagrece – e deixe uma das pernas meio dobrada.
25) - Esteja com a boca hidratada. Boca ressecada prende o sorriso.
26) - Não olhe para a luz do flash. Fixe um ponto perto da câmera.
27) – Sorria e deixe as regras todas para lá. Não estrague um momento feliz com essas bobagens!

0 comentários:

Deixe seu comentário