Dia do advogado.

O dia do advogado é comemorado no Brasil em duas datas distintas, que luxo: 19 de maio e 11 de agosto. Isso porque em 19 de maio é a data do padroeiro da profissão, Santo Ivo, que viveu 50 anos, de 1253 a 1303. O rapaz era de família humilde e aos 14 anos se interessou no curso de direito. Quando profissional, sua escolha foi trabalhar nas áreas de direito civil e canônico, defendendo os direitos das pessoas que não tinham meios de pagar por esses serviços.
Já a data de 11 de agosto surgiu como homenagem aos profissionais da advocacia, devido à criação do primeiro curso de direito do Brasil, através da Faculdade de Direito de São Paulo, em 1º de março de 1828, com um decreto assinado por D. Pedro I. A segunda faculdade do curso foi implantada em Olinda. Já estive em Olinda.
O profissional formado em direito pode atuar em duas áreas: na advocacia, trabalhando na defesa dos interesses de seus clientes, e na área jurídica, prestando concursos públicos para os cargos de promotor de justiça, delegado, juiz, procurador, dentre outros.
Ao terminar a graduação, os formandos devem tirar a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que lhes outorga o exercício da profissão.
No direito existem várias áreas para se trabalhar, pois aparece dividido de acordo com o círculo de necessidades das relações humanas, uma vez que tem como objetivo organizar a vida da sociedade. Para isso, foram criados os códigos processuais, que retratam as normas, os direitos e deveres dos cidadãos em cada uma das áreas, podendo ser penal, civil, constitucional, administrativo, tributário, trabalhista, internacional, digital, ambiental, de direitos intelectuais, de arbitragem internacional, público e privado.
A área mais recente é a do direito digital, conferindo as responsabilidades de quem trabalha com o uso da informática e “as relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de software, bancos e lojas virtuais”.
Uma área que está em grande evidência é a do direito ambiental, cuidando da preservação do meio ambiente através das relações do homem com a natureza.
Esse é um Texto de Jussara de Barros, Graduada em Pedagogia, que faz parte da Equipe Brasil Escola. Decidi postar essas informações em homenagem ao dia do Advogado. Assim quero Parabenizar minha linda amiga Raiany que vai se formar "em breve" na faculdade. Ela cursa Direito no Instituto Luterano de Ensino Superior, e tenho certeza que fará um excelente trabalho em qualquer uma das áreas que escolher atuar. Um grande abraço da Família Florentino, desejamos boa sorte e bastante sucesso em sua carreira!


3 comentários:

  1. Anônimo11/8/12

    *------* Obrigada Tatila que gesto lindo ter feito esta homenagem para minha irmã você é muita fofah ^^ abraços (Rejane Tháis)

    ResponderExcluir
  2. Amei muito a homenagem, tenho fotos melhores mas tudo bem kkkk;

    Sério mesmo obrigada pela homenagem, por se lembrar de mim...Considero você e a Polly como irmãs *--*
    Tahti espero que você tenha bastante sucesso na sua vida real e virtual rsrs

    Obrigada mesmo *-*
    Precisando de uma Advogada conta comigo rsrsrsrsrsrrs :) 0800*

    ResponderExcluir
  3. Eu não encontrei foto no álbum dela, então peguei uma no mural, mas eu achei bonitinha... ainda da tempo de mudar manda pro email: blogalemdemim@gmail.com uma foto que você goste que eu mudo :)

    eu também considero você e a Rejane como irmãs, tenho você e sua família como se fosse minha família :) Obrigada por acompanhar o Blog, fico muito feliz !!

    E pode deixar que eu vou lembrar da proposta do 0800 kkkk.

    Um beijooo!

    ResponderExcluir